A música mais metal do Van Halen, segundo Scott Ian

Faixa faz parte do álbum "Women and Children First” (1980) e é executada ao vivo pelo Mr. Bungle como um tributo à banda

Scott Ian faz parte de outros projetos além do Anthrax. Desde 2019, o guitarrista, por exemplo, integra o Mr. Bungle, liderado por Mike Patton (Faith No More). No repertório dos shows , é comum que apareçam não só músicas autorais, como versões de outros artistas.

Conversando a respeito do assunto com o comediante e cantor Don Jamieson, o músico mencionou uma canção do Van Halen que integra os setlists e que, em sua opinião, é a “mais metal” do catálogo da banda. Trata-se de “Loss of Control”, do álbum “Women and Children First” (1980). 

- Advertisement -

Acompanhada de “Tora! Tora!”, do mesmo trabalho, a releitura ganhou sua primeira execução em livestream realizada em outubro de 2020 — sendo introduzida como um “tributo ao Van Halen”. Intitulada “The Night They Came Home”, a transmissão virou um álbum ao vivo, disponibilizado nas plataformas digitais no ano seguinte. 

Nas palavras do guitarrista Trey Spruance, o Mr. Bungle até tentou tocá-la nos anos 1990, mas preferiu descartar a ideia porque “ficou horrível”. À época, optaram por “Dirty Movies”, do disco “Fair Warning” (1981). 

Mais recentemente, com a retomada dos shows pós-pandemia, “Loss of Control” também foi apresentada em outros compromissos. Inclusive, esteve no set em show do mês passado, em Minneapolis, Estados Unidos, de acordo com o Setlist.fm.

Segundo transcrição da Ultimate Guitar, Scott mencionou o nervosismo por precisar “copiar” o saudoso Eddie Van Halen ao executar a faixa e a descreveu da seguinte maneira:

“Não preciso exaltar Mike Patton. Acredito que todo mundo reconheça o seu talento. Mas ele parece canalizar algo quando tocamos essa música. É uma loucura. Quando fizemos a transmissão, eu fiquei muito nervoso. Eu sou um guitarrista base meio homem das cavernas. E, de repente, recebi um desafio: ‘tenho que tocar as partes de Eddie [Van Halen]’. Essa música é provavelmente a música mais metal do catálogo do Van Halen. Isso é meio que minha especialidade.”

Leia também:  Ozzy, Sharon e Jack criticam vídeos de dança de Britney Spears, que rebate: “família mais chata”

Por fim, acrescentou:

“E Dave Lombardo [baterista] simplesmente arrasa. Eu escuto [essa versão] o tempo todo. Não consigo acreditar que faço parte disso. É tão boa. [Risos].”

Van Halen, Scott Ian e “Loss of Control”

Anteriormente, durante participação no That Rock Podcast, Scott Ian contou o desejo antigo do Mr. Bungle de incorporar “Loss of Control” ao set. Ele declarou (via Ultimate Guitar): 

“O Mr. Bungle sempre quis tocar essa faixa. Mike [Patton] me disse que eles queriam executar ‘Loss of Control’ nos anos 90, quando ainda estavam ativos. Ele falou: ‘mas não fomos bons o suficiente para isso. Agora, com essa formação, com você e com o [Dave] Lombardo, funciona’ […]. É muito divertido tocar essa música. Acho que talvez na escala dos riffs do Van Halen não seja a coisa mais difícil que Eddie já compôs. Ainda assim, fico com medo toda vez que preciso tocá-la porque fico preocupado em não fazer justiça ao trabalho dele.”

“Loss of Control” é uma das faixas do terceiro álbum de estúdio do Van Halen, “Women and Children”. Lançado em março de 1980, o disco foi o primeiro da banda a trazer apenas composições autorais, sem covers. “And the Cradle Will Rock…” e “Everybody Wants Some!!” saíram como singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música mais metal do Van Halen, segundo Scott Ian
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades