Para além das criações musicais inusitadas realizadas nas redes sociais, a inteligência artificial atua como um auxílio para os artistas. O uso da tecnologia foi essencial em remasterizações e mixagens de trabalhos recentes dos Beatles e Nirvana, por exemplo. Agora, a Universal Music assinou um acordo para expandir as possibilidades relacionadas à IA.
A empresa, uma das maiores do ramo, fechou um contrato com a Soundlabs, startup de inteligência artificial. Por meio da parceria, uma IA poderá ser treinada para imitar os vocais dos cantores e bandas da gravadora “com alta fidelidade”, oferecendo aos envolvidos “controle da produção” e “total aprovação artística”.
Segundo a UMG — que tem em seu cast artistas como Taylor Swift, Drake, Green Day, Metallica, U2, Coldplay, Post Malone, Adele e The Weeknd —, a ideia é que os artistas usem o recurso para ajudá-los na criatividade em estúdio e no teste de combinações vocais. A ferramenta não estará disponível ao público e não substituirá a voz humana.
Diz comunicado à imprensa (via Classic Rock):
“Ela permite que artistas e produtores explorem transformações vocais avançadas, incluindo transformações apenas da voz, da voz para um instrumento, do discurso falado para o canto, transposição de linguagem e outras inúmeras transformações vocais anteriormente impossíveis. Juntos, UMG e Soundlabs estão colaborando para permitir que os artistas da UMG criem modelos vocais personalizados que estarão disponíveis para uso criativo exclusivo, e não para o público em geral.”
Já a Soundlabs destacou os benefícios da IA para a música quando utilizada de maneira correta. Em nota, a companhia escreveu:
“É uma tremenda honra trabalhar com o visionário e criativo Universal Music Group. A inteligência artificial, quando usada de forma ética e treinada consensualmente, tem a capacidade de desbloquear novas ideias criativas inimagináveis, diminuir o desgaste no processo criativo e democratizar a criatividade para artistas, fãs e criadores de todos os tipos. Estamos projetando ferramentas não para substituir artistas humanos, mas para amplificar a criatividade humana.”
Universal Music, TikTok e IA
Em maio último, o TikTok e a Universal Music Group chegaram a um acordo para o retorno das músicas de artistas da gravadora à rede social. O contrato anterior expirou em fevereiro deste ano e não havia sido renovado devido a diversas questões.
A principal delas era a discordância em relação ao uso de IA generativa em músicas de artistas da gravadora. A empresa alegou que a utilização desenfreada da ferramenta pelos usuários da mídia social, representava uma ameaça, do ponto de vista econômico, para ela e seus contratados – o que gerou uma troca de acusações entre as partes.
Em comunicado divulgado em conjunto pelas duas empresas, o novo acordo garante a solução deste problema. Além disso, o TikTok a Universal trabalharão em conjunto para garantir a remoção de músicas modificadas com IA generativa sem qualquer tipo de autorização prévia.
“TikTok e a Universal trabalharão juntas para garantir que o desenvolvimento da IA através da indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para artistas e compositores. O TikTok também está comprometido a trabalhar com a Universal para remover músicas geradas com IA sem autorização da plataforma, além de (fornecer) ferramentas para melhorar as atribuições para artistas e compositores.”
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