Red Hot Chili Peppers lançou “Californication” há 25 anos; veja outros fatos da música em 8 de junho

Data marca também o lançamento de álbuns famosos de Faith No More e Velvet Revolver, além da morte de Andre Matos

Há 25 anos, em 8 de junho de 1999, o Red Hot Chili Peppers lançava “Californication”, seu 7º disco de estúdio. Marcando a volta de John Frusciante, vendeu mais de 15 milhões de cópias. “Otherside”, “Scar Tissue”, “Around the World” e faixa-título são destaques.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 8 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 5 anos, Andre Matos nos deixava. O cantor morreu em 8 de junho de 2019, aos 47 anos, de infarto. Uma das maiores vozes do metal, trabalhou com Viper, Angra, Shaman, Virgo e Symfonia, além da carreira solo.

-> Há 32 anos, em 8 de junho de 1992, o Faith No More lançava “Angel Dust”, seu 4º disco de estúdio. Com mais contribuições do vocalista Mike Patton, marcou a despedida do guitarrista Jim Martin. O single mais lembrado é “Easy”, cover dos Commodores.

-> Há 20 anos, em 8 de junho de 2004, o Velvet Revolver lançava “Contraband”, seu disco de estreia. Traz Slash, Matt Sorum e Duff McKagan (Guns N’ Roses) juntos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), além de Dave Kushner. “Slither” e “Fall to Pieces” são destaques.

-> Há 25 anos, em 8 de junho de 1999, o Jamiroquai lançava “Synkronized”, seu 4º disco de estúdio. O baixista Stuart Zender deixou a banda durante as gravações, sendo substituído por Nick Fyffe. “Deeper Underground” entrou para a trilha do filme “Godzilla” (1998).

-> Há 20 anos, em 8 de junho de 2004, o My Chemical Romance lançava “Three Cheers for Sweet Revenge”, seu 2º disco de estúdio. Foi o álbum responsável por trazer fama à banda, graças aos singles “Helena” e “I’m Not Okay (I Promise)”.

-> Há 42 anos, em 8 de junho de 1982, o Survivor lançava “Eye of the Tiger”, seu 3º disco de estúdio. Foi responsável por trazer fama à banda, graças à sua faixa-título, tema do filme “Rocky III”. Vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.

-> Hoje, Bonnie Tyler faz 73 anos. A cantora, que nasceu em 8 de junho de 1951, conquistou fama na década de 1980 pelo hit “Total Eclipse of the Heart”, composição de Jim Steinman. A lista de sucessos dela ainda inclui músicas como “It’s a Heartache” e “Holding Out for a Hero”.

-> Há 25 anos, em 8 de junho de 1999, o Smash Mouth lançava “Astro Lounge”, seu 2º disco de estúdio. O álbum traz o maior hit da banda, “All Star”, além dos singles “Can’t Get Enough of You Baby”, “Then the Morning Comes” e “Waste”.

Leia também:  Assista aos shows do Rock in Rio Lisboa, com Evanescence, Europe, Living Colour e mais

-> Há 45 anos, em 8 de junho de 1979, o Wings lançava “Back to the Egg”, seu 7º disco de estúdio. Com pegada new wave, o álbum foi o último da banda de Paul McCartney. “Old Siam, Sir”, “Getting Closer”, “Arrow Through Me” e “Rockestra Theme” saíram como singles.

-> Há 25 anos, em 8 de junho de 1999, o Testament lançava “The Gathering”, seu 8º disco de estúdio. Um dos mais pesados da banda, foi o primeiro com o baixista Steve Di Giorgio, único com o baterista Dave Lombardo e último com o guitarrista James Murphy.

Derek Trucks (nasceu em 8 de junho de 1979) GLGL

-> Hoje, Derek Trucks faz 45 anos. O guitarrista, que nasceu em 8 de junho de 1979 e é sobrinho do baterista Butch Trucks, se destacou com a Allman Brothers Band entre 1999 e 2014. Também lançou trabalhos solo e com a Tedeschi Trucks Band, formada com a esposa, Susan Tedeschi.

-> Há 25 anos, em 8 de junho de 1999, o Def Leppard lançava “Euphoria”, seu 7º disco de estúdio. Com proposta de “volta às raízes”, traz como destaques o single “Promises” e “Demolition Man” que tem solo de Damon Hill, ex-piloto de Fórmula 1.

-> Há 20 anos, em 8 de junho de 2004, Gene Simmons lançava “Asshole”, seu 2º disco solo. Com colaborações de Bob Dylan e Frank Zappa, o álbum é lembrado principalmente pelo cover de “Firestarter”, do Prodigy, que tem participação do guitarrista Dave Navarro.

-> Há 53 anos, em 8 de junho de 1970, Bob Dylan lançava “Self Portrait”, seu 10º disco de estúdio. Segundo álbum duplo do cantor, é composto por covers de pop e folk, além de algumas músicas inéditas. A autoral “Wigwam” foi divulgada como single.

-> Há 32 anos, em 8 de junho de 1992, o Asia lançava “Aqua”, seu 4º disco de estúdio. Marcou a estreia do vocalista e baixista John Payne na vaga deixada por John Wetton. “Who Will Stop the Rain?” e “Little Rich Boy” saíram como singles.

-> Hoje, Alex Band faz 43 anos. O vocalista, que nasceu em 8 de junho de 1981, é conhecido por seu trabalho com o The Calling, banda que tem como maior hit a música “Wherever You Will Go”. Também lançou álbuns solo e administra sua própria gravadora.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRed Hot Chili Peppers lançou “Californication” há 25 anos; veja outros fatos...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades