Pink Floyd lançou “Pulse” há 29 anos; veja outros fatos da música em 6 de junho

Data marca também os aniversários de músicos como Tom Araya, Steve Vai, Cristina Scabbia e Tony Levin

Há 29 anos, em 6 de junho de 1995, o Pink Floyd lançava “Pulse”, seu 2º disco ao vivo. Gravado na turnê de “The Division Bell”, apresenta “The Dark Side of the Moon” tocado na íntegra, além de “Astronomy Domine”, da fase Syd Barrett, e outros clássicos.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 6 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Tom Araya faz 63 anos. O vocalista e baixista, nascido no Chile em 6 de junho de 1961, fundou o Slayer ao lado de Kerry King, Jeff Hanneman e Dave Lombardo. Participou de todos os álbuns de estúdio da banda.

-> Hoje, Steve Vai faz 64 anos. O guitarrista, que nasceu em 6 de junho de 1960, ficou conhecido inicialmente por ter trabalhado com Frank Zappa, Alcatrazz, David Lee Roth e Whitesnake, entre outros, até apostar em uma prolífica carreira solo.

-> Há 13 anos, em 6 de junho de 2011, o Arctic Monkeys lançava “Suck It and See”, seu 4º disco de estúdio. Com orientação mais pop que o antecessor “Humbug” (2009), trouxe músicas como “Don’t Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair” e “The Hellcat Spangled Shalalala”.

-> Há 38 anos, em 6 de junho de 1986, o Genesis lançava “Invisible Touch”, seu 13º disco de estúdio. Como no antecessor homônimo, foi composto todo a partir de improvisações, sem material prévio. “Land of Confusion” e a faixa-título foram alguns dos singles.

-> Hoje, Cristina Scabbia faz 52 anos. A vocalista do Lacuna Coil, que nasceu em 6 de junho de 1972, se juntou à banda em 1996, dividindo o posto com Andrea Ferro. Também colaborou com Megadeth, Ayreon, Alter Bridge, Apocalyptica e outros.

-> Há 19 anos, em 6 de junho de 2005, o Avenged Sevenfold lançava “City of Evil”, seu 3º disco de estúdio. Mais distante do metalcore dos primórdios, o álbum fez grande sucesso graças a músicas como “Bat Country” e “Beast and the Harlot”.

-> Há 24 anos, em 6 de junho de 2000, o Queens of the Stone Age lançava “Rated R”, seu 2º disco de estúdio. Foi o primeiro com o baixista Nick Oliveri e o vocalista Mark Lanegan. “The Lost Art of Keeping a Secret” e “Feel Good Hit of the Summer” saíram como singles.

-> Hoje, Tony Levin faz 78 anos. O baixista, que nasceu em 6 de junho de 1946, ficou famoso pelo trabalho com o King Crimson, além da colaboração com Peter Gabriel e a presença no supergrupo Liquid Tension Experiment. Gravou ainda com John Lennon e Peter Frampton, entre outros.

-> Há 18 anos, Billy Preston nos deixava. O tecladista morreu em 6 de junho de 2006, aos 59 anos, vítima de uma série de problemas de saúde. Tocou com nomes como Beatles, Rolling Stones e Little Richard, além de sua carreira solo.

-> Há 10 anos, em 6 de junho de 2014, o Rival Sons lançava “Great Western Valkyrie”, seu 4º disco de estúdio. Marcou a estreia do baixista Dave Beste, na vaga deixada por Robin Everhart. “Electric Man”, “Open My Eyes” e “Good Things” saíram como singles.

-> Hoje, James “Munky” Shaffer faz 54 anos. O guitarrista, que nasceu em 6 de junho de 1970, foi um dos fundadores do Korn. Também tem o projeto paralelo Fear and the Nervous System e fundou a gravadora Emotional Syphon Recordings.

-> Há 55 anos, em 6 de junho de 1969, Elton John lançava “Empty Sky”, seu disco de estreia. Embora não tenha feito sucesso na época de sua divulgação, o álbum conta com “Skyline Pidgeon”, que se tornaria uma das músicas mais icônicas da carreira do cantor.

Leia também:  Black Sabbath lançou “Dehumanizer” há 32 anos; veja outros fatos da música em 22 de junho

-> Há 39 anos, em 6 de junho de 1985, o Guns N’ Roses fazia seu show de estreia, no palco do Troubadour, em West Hollywood, na Califórnia. O repertório trouxe músicas autorais da banda, como “Anything Goes”, “Think About You”, “Move to the City” e “Don’t Cry”, e covers de Rose Tattoo e Rolling Stones.

-> Há 35 anos, em 6 de junho de 1989, Stevie Ray Vaughan and Double Trouble lançavam “In Step”, seu 4º disco de estúdio. Marcando a sobriedade de SRV, foi o último do músico com o Double Trouble, já que ele morreria no ano seguinte, em 1990.

-> Há 29 anos, em 6 de junho de 1995, o Primus lançava “Tales From The Punchbowl”, seu 4º disco de estúdio. Foi o último com o baterista Tim Alexander até seu retorno em 2002. “Wynona’s Big Brown Beaver”, “Mrs. Blaileen” e “Southbound Pachyderm” saíram como singles.

-> Há 37 anos, em 6 de junho de 1987, o Heart lançava “Bad Animals”, seu 9º disco de estúdio. Reforça o som tipicamente oitentista do álbum anterior, homônimo, de 1985. “Alone”, “Who Will You Run To”, “There’s the Girl” e “I Want You So Bad” foram os singles.

-> Há 33 anos, Stan Getz nos deixava. O saxofonista morreu em 6 de junho de 1991, aos 64 anos, de câncer no fígado. Tornou-se um dos grandes nomes do cool jazz e da bossa nova, com parcerias consagradas ao lado de João Gilberto e Tom Jobim.

-> Há 22 anos, Robbin Crosby nos deixava. O guitarrista do Ratt morreu em 6 de junho de 2002, aos 42 anos, de complicações causadas pela Aids. Gravou os 5 primeiros discos do Ratt, além de ter tocado no álbum “Blaze of Glory”, de Jon Bon Jovi.

-> Há 29 anos, em 6 de junho de 1995, o Soul Asylum lançava “Let Your Dim Light Shine”, seu 7º disco de estúdio. Produzido por Butch Vig, marcou a estreia do baterista Sterling Campbell. “Misery”, “Just Like Anyone” e “Promises Broken” saíram como singles.

-> Há 36 anos, em 6 de junho de 1988, o Britny Fox lançava “Britny Fox”, seu disco de estreia. O álbum que apresenta a banda de ex-membros do Cinderella conta com hits como “Girlschool” e “Long Way To Love”, além do cover “Gudbuy T’Jane” (Slade).

-> Há 21 anos, em 6 de junho de 2003, Frejat lançava “Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo”, seu 2º disco solo. Traz participações de colegas do Barão Vermelho e de Bi Ribeiro e João Barone, dos Paralamas do Sucesso, entre outros. “Túnel do Tempo” é o destaque.

-> Há 46 anos, em 6 de junho de 1978, o The Cars lançava “The Cars”, seu disco de estreia. É citado como um dos álbuns mais importantes da new wave, com forte influência do power pop. “Just What I Needed”, “My Best Friend’s Girl” e “Good Times Roll” foram os singles.

-> Há 24 anos, em 6 de junho de 2000, Alice Cooper lançava “Brutal Planet”, seu 14º disco solo. Com influência do metal industrial, é um dos trabalhos mais pesados da carreira do cantor. Conta com Eric Singer na bateria e Phil X (Bon Jovi) em uma das guitarras.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaPink Floyd lançou “Pulse” há 29 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades