Jon Lord nasceu há 83 anos; veja outros fatos da música em 9 de junho

Data marca também o lançamento de álbum importante dos Rolling Stones e nascimento do revolucionário da guitarra Les Paul

Há 83 anos, em 9 de junho de 1941, nascia Jon Lord. O tecladista do Deep Purple morreu em 16 de julho de 2012, aos 71 anos, de embolia pulmonar. Além do Purple, também fez parte do Whitesnake e teve projetos como o Paice Ashton Lord, entre outros.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 9 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 46 anos, em 9 de junho de 1978, os Rolling Stones lançavam o disco “Some Girls”. Primeiro com o guitarrista Ronnie Wood em todas as músicas, apresenta influências da disco music. “Miss You” e “Beast of Burden” foram os principais singles.

-> Há 109 anos, em 9 de junho de 1915, nascia Les Paul. O guitarrista morreu em 12 de agosto de 2009, aos 94 anos, de pneumonia. Pioneiro no instrumento, foi responsável por várias inovações, incluindo a criação do modelo Gibson Les Paul.

-> Hoje, Matt Bellamy faz 46 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 9 de junho de 1978, se consagrou também como o principal compositor do Muse. Trabalhou ainda em carreira solo e com o Jaded Hearts Club, inicialmente um tributo aos Beatles.

-> Há 21 anos, em 9 de junho de 2003, o Radiohead lançava “Hail to the Thief”, seu 6º disco de estúdio. Com letras mais politizadas, une experimentos eletrônicos dos álbuns anteriores a um som mais direto.“There There”, “Go to Sleep” e “2 + 2 = 5” saíram como singles.

-> Há 26 anos, em 9 de junho de 1998, o Slayer lançava “Diabolus in Musica”, seu 8º disco de estúdio. É considerado o álbum mais experimental da banda, que aqui flerta com elementos do nu metal. A música “Stain of Mind” foi divulgada como single.

-> Há 1 ano, em 9 de junho de 2023, o Extreme lançava “Six”, seu sexto disco de estúdio. Foi o primeiro trabalho de inéditas da banda em 15 anos. Seu destaque é a música “Rise”, cujo solo foi um dos mais comentados de 2023.

-> Há 38 anos, em 9 de junho de 1986, o Cinderella lançava “Night Songs”, seu disco de estreia. Clássico do chamado glam metal, o álbum vendeu 3 milhões de cópias nos Estados Unidos. “Shake Me”, “Nobody’s Fool” e “Somebody Save Me” saíram como singles.

-> Hoje, Mick Box faz 77 anos. O guitarrista, que nasceu em 9 de junho de 1947, foi um dos fundadores do Uriah Heep e o único a tocar em todos os álbuns da banda. Também colaborou com “Take No Prisoners”, disco solo de seu então colega David Byron.

Leia também:  Steve Harris jogará partida de futebol beneficente em Portugal

-> Há 26 anos, em 9 de junho de 1998, o Mercyful Fate lançava “Dead Again”, seu 6º disco de estúdio. Foi o primeiro da banda sem o guitarrista Michael Denner, substituído por Mike Wead. Traz uma mudança na sonoridade do grupo, que soa mais progressiva.

-> Há 27 anos, em 9 de junho de 1997, o Testament lançava “Demonic”, seu 7º disco de estúdio. Traz Chuck Billy e Eric Peterson junto de uma formação alternativa, com Derrick Ramirez no baixo, Glen Alvelais na guitarra e Gene Hoglan na bateria.

-> Há 26 anos, em 9 de junho de 1998, David Lee Roth lançava “DLR Band”, seu 5º disco solo. Foi o primeiro a ser produzido após a fracassada reunião com o Van Halen, que durou pouco. Trouxe John 5 como um dos guitarristas e Ray Luzier (Korn) na bateria.

-> Hoje, Wes Scantlin faz 52 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 9 de junho de 1972, foi o fundador do Puddle of Mudd e o único integrante que seguiu em todas as formações da banda. Além disso, trabalhou com nomes como Carlos Santana e Jerry Cantrell.

-> Há 21 anos, em 9 de junho de 2003, Glenn Hughes lançava “Songs in the Key of Rock”, seu 9º disco de estúdio. Com participações de Billy Sheehan e Chad Smith, mantém a influência soul do som de Hughes, mas volta-se mais ao hard rock dos anos 70.

-> Há 15 anos, em 9 de junho de 2009, o Rival Sons lançava “Before the Fire”, seu disco de estreia. O álbum foi feito de maneira independente pelo grupo americano e rendeu shows de abertura para bandas como AC/DC, Alice Cooper e Black Sabbath.

-> Há 18 anos, em 9 de junho de 2006, Glenn Hughes lançava “Music for the Divine”, seu 11º disco de estúdio. Traz Hughes continuando a mesclar o hard rock com influências de soul e funk. Teve participações de John Frusciante, Chad Smith e Jerry Cantrell.

-> Há 9 anos, em 9 de junho de 2015, o The Night Flight Orchestra lançava “Skyline Whispers”, seu 2º disco de estúdio. O álbum volta a apostar na sonoridade hard rock/AOR, em uma pegada mais retrô que seria melhor explorada em “Amber Galactic” (2017).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaJon Lord nasceu há 83 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades