Modelo da capa de “Rio”, do Duran Duran, é identificada 42 anos depois

Fã-clube fez descoberta após análise de inúmeras revistas da década de 1980; banda repostou notícia nas redes sociais

Em junho de 1982, o Duran Duran lançou o seu segundo álbum de estúdio. Intitulado Rio, o disco conquistou um sucesso esmagador e emplacou canções como “Hungry Like the Wolf” e “Save a Prayer”. Não só, como também ficou marcado pela curiosa capa, composta pelo desenho de uma mulher sorridente, de cabelos pretos e maquiagem forte. 

Agora, 42 anos depois, a modelo responsável por inspirar a ilustração assinada pelo saudoso Patrick Nagel foi identificada. Quem fez a revelação foi a historiadora e corretora de arte Monica Moynihan, por meio de seu perfil no Instagram (via Consequence).

- Advertisement -

Segundo a profissional, o fã-clube Nagel Angel conseguiu resolver o mistério depois de muita pesquisa. Analisando revistas dos anos 1980, o usuário descobriu que uma imagem de Marcie Hunt, para um editorial da Vogue Paris, publicado em fevereiro de 1981, originou a simbólica capa.

O próprio Nagel explicou que começou a vasculhar publicações da época após um comentário de Barry Hahn, seu antigo assistente – que também confirmou a veracidade da descoberta:

“Há algum tempo, Barry Hahn, assistente de Patrick Nagel, confirmou que as artes tanto de ‘Rio’ quanto da música ‘My Own Way’, os dois trabalhos de Nagel feitos para o Duran Duran, foram criadas a partir de imagens que já existiam. Por causa disso, comecei a comprar várias revistas de moda da época que Pat teria: desde versões europeias da Vogue até Linea Italiana e revistas americanas como GQ, Glamour e US Vogue [..]. Eu folheei as revistas prestando atenção em qualquer coisa que parecesse já ter visto antes, até encontrar. Fiz minha sobreposição e as imagens se alinharam. Contatei o assistente de Nagel, Barry, que me parabenizou pela ‘grande descoberta’.” 

No Instagram, o Duran Duran repostou a imagem, acrescentando um “Uau” à legenda. Já a modelo envolvida, pega de surpresa pela notícia, também compartilhou o registro que compara sua foto à capa e revelou o amor pela banda:

“Estou impressionada que depois de 42 anos, eu estou na famosa capa de ‘Rio’, álbum do Duran Duran no início dos anos 80. Eu amo Duran Duran, meu marido e eu tivemos um DJ para tocar o disco em nosso casamento, há quase 31 anos. Ainda fico muito impressionada com as turnês e a música que o Duran Duran criou e continua criando. Muito obrigada ao ilustrador da capa deste álbum, Patrick Nagel, que já não está mais entre nós. E agora Barry Hahn, seu assistente técnico que confirmou que a capa e o sorriso são inspirados nessa foto minha.”

Leia também:  Morre Tony Petri, baterista do Twisted Sister e The Plasmatics

Duran Duran e “Rio”

O álbum “Rio” permaneceu nas paradas americanas durante 129 semanas, chegando ao 6º lugar no ranking. Devido ao sucesso, a EMI relançou a estreia do Duran Duran com o novo single “Is There Something I Should Know?”, que entrou direto no topo dos charts ingleses.

O Duran Duran ainda teve o apoio da princesa Diana, que os elegeu sua banda preferida. A febre em torno deles era tamanha que se formou em torno do grupo era semelhante a outro grupo inglês: os Beatles. Não à toa, foram apelidados de Fab Five pela imprensa britânica. 

Embora tenham conseguido outros sucessos ao longo da década, “Rio” acabou se mostrando insuperável, como o tecladista Nick Rhodes contou ao Yahoo em 2017:

“É algo que se tornou uma faca de dois gumes para nós, porque foi um disco tão poderoso, e talvez as imagens dos clipes ficaram grudadas na cabeça das pessoas. Aí quando chegou no fim da década de 1980, todo mundo quis fechar a porta na nossa cara.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasModelo da capa de “Rio”, do Duran Duran, é identificada 42 anos...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades