Bon Jovi lançou “Crush” há 24 anos; veja outros fatos da música em 13 de junho

Data marca também o lançamento do álbum mais popular de Alanis Morissette e celebrado disco de B.B. King com Eric Clapton

Há 24 anos, em 13 de junho de 2000, o Bon Jovi lançava Crush, seu 7º disco de estúdio. Trouxe uma sonoridade “atualizada”, alinhada ao pop rock daqueles tempos. “It’s My Life”, “Say It Isn’t So” e “Thank You For Loving Me” saíram como singles.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 13 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 29 anos, em 13 de junho de 1995, Alanis Morissette lançava “Jagged Little Pill”, seu 3º disco de estúdio. Álbum de maior sucesso da cantora, traz os hits “You Oughta Know”, “Hand in my Pocket”, “Ironic”, “You Learn”, “Head Over Feet” e “All I Really Want”.

-> Há 24 anos, em 13 de junho de 2000, B.B. King e Eric Clapton lançavam o disco conjunto “Riding With the King”. Marcou a colaboração entre dois dos maiores gênios do blues. Clapton coproduziu o álbum com Simon Climie e escolheu o repertório.

-> Há 55 anos, em 13 de junho de 1969, o Pink Floyd lançava “More”, seu 3º disco de estúdio. Trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Barbet Schroeder, foi o primeiro álbum sem o envolvimento do fundador Syd Barrett, que saiu em 1968.

-> Hoje, Rivers Cuomo faz 54 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 13 de junho de 1970, foi um dos fundadores do Weezer, após ter transitado por projetos de sonoridade hard rock. Também teve carreira solo baseada em demos, geralmente trabalhadas por ele sozinho.

-> Hoje, Bruno Sutter faz 45 anos. O vocalista, que nasceu em 13 de junho de 1979, ficou conhecido pelo personagem Detonator, frontman da banda Massacration, originária do humorístico Hermes e Renato. Também lançou álbuns solo, seja como Detonator ou como Bruno Sutter.

-> Há 23 anos, Marcelo Fromer nos deixava. O guitarrista dos Titãs morreu atropelado em 13 de junho de 2001, aos 39 anos. Além da banda, desenvolveu trabalhos como jornalista esportivo e lançou um livro sobre gastronomia.

-> Há 41 anos, em 13 de junho de 1983, Stevie Ray Vaughan lançava “Texas Flood”, seu 1º disco solo com a banda Double Trouble. Grande clássico do blues, foi um dos principais álbuns do estilo na década de 80. Os singles foram “Love Struck Baby” e “Pride and Joy”.

-> Há 28 anos, em 13 de junho de 1996, o Apocalyptica lançava “Plays Metallica by Four Cellos”, seu disco de estreia. Como o título indica, o álbum é composto por covers do Metallica tocados por quatro violoncelistas, de forma apenas instrumental, sem vocais.

Leia também:  Integrantes do Bon Jovi fizeram terapia de grupo no início dos anos 90

-> Há 13 anos, em 13 de junho de 2011, o Black Country Communion lançava “2”, seu 2º disco de estúdio. Dá sequência ao som do primeiro álbum do supergrupo, formado por Glenn Hughes, Joe Bonamassa, Jason Bonham e Derek Sherinian. “Man in the Middle” saiu como single.

-> Há 39 anos, em 13 de junho de 1985, o Ratt lançava “Invasion of Your Privacy”, seu 2º disco de estúdio. Repetindo a estética hard rock do álbum de estreia, traz músicas como “Lay It Down”, “You’re in Love” e “What You Give Is What You Get”, que foram os singles.

-> Hoje, Michael Vescera faz 62 anos. O vocalista, que nasceu em 13 de junho de 1962, iniciou sua carreira na banda de power metal Obsession. Em seguida, transitou por trabalhos com nomes de peso, como Yngwie Malmsteen, Roland Grapow, Loudness e Dr. Sin.

-> Há 24 anos, em 13 de junho de 2000, o NOFX lançava “Pump Up the Valuum”, seu 8º disco de estúdio. O álbum apresenta uma retomada da sonoridade punk rock, se afastando do reggae/ska. O título faz referência ao medicamento Valium.

-> Há 29 anos, em 13 de junho de 1995, o Fear Factory lançava “Demanufacture”, seu 2º disco de estúdio. Primeiro registro com o baixista Christian Olde, o álbum conceitual conta a história da humanidade lutando contra um governo controlado por máquinas.

-> Há 24 anos, em 13 de junho de 2000, o Poison lançava o disco “Power to the People”. Com faixas em estúdio e gravações ao vivo, incluindo o show no “MTV Unplugged”, foi o primeiro com a formação clássica desde 1991, após a volta de C.C. DeVille.

-> Há 18 anos, em 13 de junho de 2006, o Three Days Grace lançava “One-X”, seu 2º disco de estúdio. Foi o primeiro como quarteto, com a chegada do guitarrista Barry Stock. “Animal I Have Become”, “Pain”, “Never Too Late” e “Riot” foram os singles.

-> Há 45 anos, em 13 de junho de 1979, The Cars lançava “Candy-O”, seu 2º disco de estúdio. Apesar de seguir a linha pop, também abre espaço para o rock, com mais solos do guitarrista Elliot Easton. Os singles foram “Let’s Go” e “It’s All I Can Do”.

-> Há 21 anos, em 13 de junho de 2003, o Arctic Monkeys fazia o primeiro show de sua história, no pub The Grapes, em Sheffield, na Inglaterra. Os ingressos vendidos renderam apenas 27 libras esterlinas para a banda, que lançaria seu disco de estreia apenas 3 anos depois dessa apresentação.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaBon Jovi lançou “Crush” há 24 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades