Por que o Black Sabbath proibiu o Kiss de abrir seus shows, segundo Geezer Butler

Em 1975, bandas excursionaram juntas por pouco tempo nos Estados Unidos, até que a atração principal acabasse incomodada

Antes de estourar de vez, o Kiss chegou a abrir alguns shows do Black Sabbath em 1975. À época, as bandas tocaram juntas nos Estados Unidos. Contudo, depois de poucas apresentações, o quarteto mascarado acabou proibido de continuar em turnê com os ícones do heavy metal. 

Conversando com o site Rock Cellar Magazine, Geezer Butler explicou o motivo. Segundo o baixista, diante da produção teatral dos “novatos”, ficou impossível não sentir-se ofuscado ou atrasado. Até então, o músico não havia visto nada parecido e, cada vez mais, o público parecia impressionado. 

- Advertisement -

Ele declarou: 

“O Kiss abriu alguns shows para nós nos anos 1970. O Kiss foi a primeira banda a usar uma produção de palco. Até o surgimento deles, bandas como Black Sabbath costumavam simplesmente plugar os instrumentos e tocar. Mas o Kiss foi o primeiro a usar pirotecnia. Nunca haviam feito isso. Rolou uma reação de choque. E eles estavam abrindo para a gente, então nem eram a atração principal. Um dia parei para assisti-los. Havia chamas saindo do palco e todo o resto. Pensei: ‘meu Deus, o que está acontecendo aqui?’.”

Em suas palavras, mesmo não sendo a atração principal, o Kiss roubava a cena com a pirotecnia:

“Eles seguiam uma direção completamente nova. As pessoas começaram a pensar numa produção teatral para os shows depois do Kiss. Foi difícil acompanhá-los. Continuamos como uma banda comum, sem efeitos nem nada do tipo, e todo mundo continuava de boca aberta quando viam o Kiss. Nós pensamos: ‘o que aconteceu?’.”

Assim, o Black Sabbath decidiu que não era viável excursionar com os colegas de profissão:

“Foi impossível acompanhar o ritmo do KISS em relação à produção. Quando vi a banda tocar, nem prestei atenção na música. Fiquei simplesmente impressionado com a produção teatral. Nós nos certificamos de que nunca mais teríamos o Kiss abrindo para a gente.”

Leia também:  O curioso efeito dos Beatles na cena rock inglesa, segundo Geezer Butler

Kiss e Black Sabbath

Gene Simmons e Tony Iommi cultivam, até hoje, uma douradora amizade, que não começou com o pé direito. Em uma entrevista ao canal de YouTube da Gibson, o guitarrista falou sobre a primeira turnê conjunta do Sabbath com o Kiss:

“Não sei o que aconteceu, porque não nos demos bem com eles. Lembro de ver o anúncio fora: ‘Black Sabbath e Kiss’. Nós tirávamos o ‘K’, colocávamos o ‘P’ e virava ‘Piss’ (‘mijo’).”

No passado, Iommi chegou a declarar:

“Particularmente, não gosto do Kiss. Não é o meu tipo de banda, definitivamente. O estilo de show deles era feito bem antes por Arthur Brown.”

Cutucadas à parte, os dois ficaram próximos nos últimos tempos. O guitarrista do Black Sabbath chegou a fazer uma ponta na segunda temporada do reality show “A Escola de Rock de Gene Simmons”,em 2006. Iommi ajudou o amigo a impressionar os alunos da Kirkley Community High School, em Lowestoft. Os estudantes acharam o máximo, mas continuaram desconfiados do líder do Kiss.

Aliás, ambos quase firmaram uma parceria. O vocalista e baixista do Kiss revelou a curiosidade em entrevista ao jornalista Gabriel Zorzetto, do Estado de S.Paulo. Convidado a compartilhar algumas ideias para sua carreira solo após o fim da banda mascarada, ele disse, sem revelar tantos detalhes:

“Anos atrás, eu e o Tony Iommi, do Black Sabbath, falamos de montar um trio chamado ‘The Monsters’. Também tenho outra banda de apoio com a qual posso fazer material novo, mas não estou planejando muito adiante, só curtindo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que o Black Sabbath proibiu o Kiss de abrir seus shows,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades