Black Sabbath lançou “Dehumanizer” há 32 anos; veja outros fatos da música em 22 de junho

Data marca também o lançamento de "Blue", um dos álbuns mais importantes da carreira de Joni Mitchell

Há 32 anos, em 22 de junho de 1992, o Black Sabbath lançava “Dehumanizer”, seu 16º disco de estúdio. Marcou uma breve reunião com o vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice, que sairiam antes do fim da turnê, além do baixista Geezer Butler.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 22 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 53 anos, em 22 de junho de 1971, Joni Mitchell lançava “Blue”, seu 4º disco de estúdio. É um dos grandes álbuns do folk rock, especialmente pelo trabalho de composição de Joni, inspirada pelo fim de uma relação com Graham Nash e início de outra com James Taylor.

-> Hoje, Cyndi Lauper faz 71 anos. A cantora, que nasceu em 22 de junho de 1953, se tornou um dos ícones do pop oitentista após um breve trabalho com o Blue Angel. Entre seus hits estão “Girls Just Want to Have Fun”, “Time After Time” e “True Colors”.

-> Há 6 anos, Vinnie Paul nos deixava. O baterista morreu em 22 de junho de 2018, aos 54 anos, de infarto. Fundou o Pantera e o Damageplan ao lado do irmão, Dimebag Darrell, além de ter formado o Hellyeah.

-> Hoje, Hermeto Pascoal faz 88 anos. Figura lendária da música brasileira, o multi-instrumentista, que nasceu em 22 de junho de 1936, construiu uma carreira prolífica que percorreu vários estilos, do jazz ao forró, sendo muito reconhecido também fora do país.

-> Há 45 anos, em 22 de junho de 1979, o Queen lançava “Live Killers”, seu 1º disco ao vivo. Gravado em vários shows da turnê de “Jazz”, o álbum conta com boa seleção de músicas, mas foi criticado pela sonoridade, com mixagem conduzida pela banda.

-> Há 25 anos, em 22 de junho de 1999, o Limp Bizkit lançava “Significant Other”, seu 2º disco de estúdio. Aqui, a banda deixa o som mais pesado, ao mesmo tempo em que também investe na pegada hip hop. “Break Stuff” e “Nookie” são os destaques.

-> Há 31 anos, em 22 de junho de 1993, o Death lançava “Individual Thought Patterns”, seu 5º disco de estúdio. Foi a estreia do baterista Gene Hoglan e a despedida do baixista Steve Di Giorgio, além de ser o único com o guitarrista Andy LaRocque, do King Diamond.

-> Há 20 anos, em 22 de junho de 2004, o Motörhead lançava “Inferno”, seu 17º disco de estúdio. Embora seja um dos álbuns mais pesados da discografia da banda, tem como um de seus grandes destaques a acústica “Whorehouse Blues”.

-> Hoje, Todd Rundgren faz 76 anos. O guitarrista, que nasceu em 22 de junho de 1948, é conhecido por sua sonoridade distinta, além dos experimentais shows interativos. Começou a carreira com o Nazz, tocando também no Utopia, mas é mais conhecido por seus trabalhos solo.

-> Hoje, Chris Isaak faz 68 anos. O cantor, que nasceu em 22 de junho de 1956, é lembrado pelas músicas com raízes no rock and roll dos anos 1950 e 1960 e influência dos crooners do jazz. Entre seus hits, estão “Wicked Game”, “Baby Did a Bad Bad Thing” e “Somebody’s Crying”.

Leia também:  I Wanna Be confirma datas para 2025 e venda antecipada

-> Há 32 anos, em 22 de junho de 1992, Elton John lançava “The One”, seu 23º disco de estúdio. Um de seus maiores sucessos, o álbum teve participações de Eric Clapton no single “Runaway Train” e de David Gilmour (Pink Floyd) em “Understanding Women”.

-> Há 37 anos, em 22 de junho de 1987, o Marillion lançava “Clutching at Straws”, seu 4º disco de estúdio. O álbum conceitual conta a história de Torch, um jovem cantor frustrado que resolve afogar suas mágoas com drogas. Foi o último com o vocalista Fish.

-> Há 50 anos, em 22 de junho de 1974, o Uriah Heep lançava “Wonderworld”, seu 7º disco de estúdio. Foi o último trabalho da banda a contar com o baixista Gary Thain. As músicas “Something or Nothing” e “What Can I Do” foram divulgadas como singles.

-> Há 13 anos, em 22 de junho de 2011, o Yes lançava “Fly from Here”, seu 20º disco de estúdio. Primeiro álbum de inéditas da banda em 10 anos, marcou um retorno às raízes dos anos 70. Teve como single a música “We Can Fly”, parte da suíte “Fly from Here”.

-> Há 20 anos, em 22 de junho de 2004, era lançado “The Roots of Guns N’ Roses”. O álbum compila demos do Hollywood Rose, que deu origem ao Guns N’ Roses, com Axl Rose, Izzy Stradlin, Chris Weber (guitarra) e Johnny Kreis (bateria), além de Tracii Guns em duas faixas.

-> Há 6 anos, em 22 de junho de 2018, o Nine Inch Nails lançava “Bad Witch”, seu 9º disco de estúdio. É o mais curto da discografia, com 30 minutos de duração. Traz influências de “Blackstar”, álbum final de David Bowie. “God Break Down the Door” saiu como single.

-> Há 20 anos, em 22 de junho de 2004, o Heart lançava “Jupiters Darling”, seu 13º disco de estúdio. Primeiro de inéditas em 11 anos, o álbum reforça as influências folk no hard rock da banda. “The Oldest Story in the World” e “The Perfect Goodbye” foram os singles.

-> Há 17 anos, em 22 de junho de 2007, o Candlemass lançava “King of the Grey Islands”, seu 9º disco de estúdio. Primeiro registro após a saída do vocalista Messiah Marcolin, contou com a voz mais versátil e suave de Robert Lowe.

-> Há 14 anos, em 22 de junho de 2010, Vince Neil lançava “Tattoos & Tequila”, seu 3º disco de estúdio. Último álbum solo do vocalista do Mötley Crüe até então, conta basicamente com covers de artistas dos anos 1970, como Elton John e Aerosmith.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaBlack Sabbath lançou “Dehumanizer” há 32 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades