Black Sabbath lançou “13” há 11 anos; veja outros fatos da música em 10 de junho

Data marca também o falecimento de Ray Charles e o lançamento de álbuns do Rainbow, Jack White, Beady Eye e Eagles

Há 11 anos, em 10 de junho de 2013, o Black Sabbath lançava “13”, seu 19º disco de estúdio. Tornou-se o último álbum da banda, que se aposentou em 2017. A bateria foi gravada por Brad Wilk (Rage Against the Machine). “God Is Dead?” saiu como o principal single.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 10 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 20 anos, Ray Charles nos deixava. O cantor morreu em 10 de junho de 2004, aos 73 anos, de problemas no fígado. Cego desde a infância devido a um glaucoma, o artista se notabilizou como um dos maiores músicos do século 20.

-> Há 10 anos, em 10 de junho de 2014, Jack White lançava “Lazaretto”, seu 2º disco solo. Foi parcialmente inspirado em contos e poemas feitos pelo músico quando ele tinha 19 anos de idade. “High Ball Stepper” e a faixa-título foram os principais singles.

-> Hoje, Nergal faz 47 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 10 de junho de 1977, ficou conhecido por liderar o Behemoth, banda que transita entre o death e o black metal. Além disso, tem o projeto Me and That Man, influenciado pelo folk e country.

-> Há 42 anos, em 10 de junho de 1982, o Rainbow lançava “Straight Between the Eyes”, seu 6º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum com o tecladista David Rosenthal, na vaga de Don Airey. “Stone Cold” e “Death Alley Driver” saíram como singles.

-> Há 11 anos, em 10 de junho de 2013, o Beady Eye lançava “BE”, seu 2º disco de estúdio. Foi o último trabalho da banda que reuniu quatro ex-integrantes do Oasis: o vocalista Liam Gallagher, os guitarristas Gem Archer e Andy Bell e o baterista Chris Sharrock.

-> Hoje, Kim Deal faz 63 anos. A baixista, que nasceu em 10 de junho de 1961, ficou conhecida por ter integrado o Pixies desde a fundação até 2013. Também se notabilizou pelo trabalho com o The Breeders, banda que montou ao lado da irmã, Kelley Deal.

-> Há 93 anos, em 10 de junho de 1931, nascia João Gilberto. O músico morreu em 6 de julho de 2019, aos 88 anos, devido a uma série de problemas de saúde. Considerado o pai da bossa nova, tornou-se um dos principais divulgadores do estilo ao redor do mundo.

-> Hoje, Ernie C faz 65 anos. O guitarrista, que nasceu em 10 de junho de 1959, foi um dos fundadores do Body Count, liderando a banda ao lado do vocalista Ice-T. Também produziu trabalhos de Black Sabbath, Stone Temple Pilots e Rage Against the Machine.

Leia também:  R.E.M. se reúne para primeira apresentação ao vivo em 15 anos; veja como foi

-> Há 41 anos, em 10 de junho de 1983, o Pantera lançava “Metal Magic”, seu disco de estreia. Com Terry Glaze nos vocais e produção do pai de Dimebag Darrell e Vinnie Paul, traz uma pegada hard rock típica dos anos 80, diferente do que consagrou a banda no futuro.

-> Há 39 anos, em 10 de junho de 1985, Bob Dylan lançava “Empire Burlesque”, seu 23º disco de estúdio. Com uma pegada mais típica da década de 1980, traz participações de Ronnie Wood, Mick Taylor, Mike Campbell, Howie Epstein, entre outros.

-> Há 8 anos, em 10 de junho de 2016, o Rival Sons lançava “Hollow Bones”, seu 5º disco de estúdio. Foi gravado em apenas três semanas, ao lado do produtor Dave Cobb. Um dos destaques é o cover de “Black Coffee”, famosa na voz da cantora Tina Turner.

-> Há 49 anos, em 10 de junho de 1975, o Eagles lançava “One of These Nights”, seu 4º disco de estúdio. Foi o primeiro da banda a chegar ao topo das paradas dos Estados Unidos, além de ter sido indicado a um Grammy. Marcou a despedida do guitarrista Bernie Leadon.

-> Há 41 anos, em 10 de junho de 1983, Stevie Nicks lançava “The Wild Heart”, seu 2º disco solo. Repetiu o sucesso do debut “Bella Donna”, agora no embalo dos singles “Stand Back”, “If Anyone Falls” e “Nightbird”. Mick Fleetwood participa em “Sable on Blonde”.

-> Há 32 anos, em 10 de junho de 1992, o Loudness lançava “Loudness”, seu 10º disco de estúdio. Primeiro com o vocalista Masaki Yamada e único com o baixista Taiji Sawada, aposta em um som mais pesado, após tentativas de emplacar no hard rock com Michael Vescera.

-> Há 28 anos, em 10 de junho de 1996, Glenn Hughes lançava “Addiction”, seu 5º disco solo. É considerado o trabalho solo mais pesado de Hughes, seja pela sonoridade ou pelas letras, compostas durante um período conturbado da vida do vocalista.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaBlack Sabbath lançou “13” há 11 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades