Noturnall reúne grande público do Waves Stage no 2º dia do Summer Breeze 2024
Com Mike Orlando (Adrenaline Mob) na guitarra para a apresentação, grupo desfilou virtuosismo técnico implacável e domínio de palco
*Por Guilherme Góes
Celebrando 10 anos de existência, o Noturnall provou-se uma das atrações mais concorridas no Waves Stage do Summer Breeze Brasil 2024. Para a ocasião, Thiago Bianchi (voz), Saulo Xakol (baixo) e Henrique Pucci (bateria) contaram com o guitarrista americano Mike Orlando (Adrenaline Mob), que integrou a formação no passado e não está envolvido nas atividades atuais — Victor Franco tem cumprido os demais compromissos —, mas se juntou aos colegas desta vez.
Por ser composto por músicos mais consolidados no cenário — além de Orlando com o seu Adrenaline Mob, o também produtor Bianchi integrou o Shaman entre 2007 e 2013 —, seria inevitável o Noturnall atrair um público significativo. Isso ocorreu mesmo considerando que atenções eram disputadas com o Angra em um dos palcos principais.
Em meio à sonoridade robusta que agrega influências de thrash e power metal — o que se reflete especialmente nas faixas do novo álbum “Cosmic Redemption” (2023) —, o Noturnall construiu um ambiente de atmosfera intimista. Mérito de Thiago, que interagiu diversas vezes com os fãs, indo até mesmo à pista para compartilhar o microfone. Em “Fight the System”, que alterna entre inglês e português, ele surpreendeu quem não conhecia a canção com trechos entrelaçados de “Capítulo 4, Versículo 3” e “Diário de um Detento”, ambas dos Racionais MC’s.
Destacou-se, também, a performance precisa de Mike Orlando na guitarra. O músico desfilou solos bem construídos em execução de velocidade surpreendente, sem abdicar de uma pegada bastante característica especialmente na mão esquerda. Testemunhar sua habilidade nas seis cordas é uma experiência única.
Talvez o único ponto menos interessante para aqueles que estavam ali para conhecer mais do Noturnall tenha sido o cover de “Thunderstruck” (AC/DC), executado de maneira fiel à versão original. Dada a bagagem dos músicos, esperava-se a inclusão de elementos que remetessem mais à sua identidade autoral, ou extensões diferentes.
Fora isso, o show do Noturnall fez jus à reputação do grupo, que tem se espalhado também para o exterior com turnês recorrentes fora do Brasil. Era uma das atrações que realmente merecia ter sido posicionada em um cenário maior.
Repertório:
- Try Harder
- No Turn At All
- Fight The System
- Cosmic Redemption
- Thunderstruck (Cover AC/DC)
- Wake Up
- Reset The Game
- Scream For Me
- Sexta, 26/04: Clash Bulldog’s — página 2
- Alchemia — página 3
- Electric Mob — página 4
- Sioux 66 — página 5
- Sábado, 27/04: Rage in My Eyes — página 6
- Noturnall — página 7
- Eminence — página 8
- Jeff Scott Soto — página 9
- Domingo, 28/04: Santo Graal — página 10
- Hellish War — página 11
- John Wayne — página 12
- The Troops of Doom — página 13
- Bônus: Confira todas as resenhas do Summer Breeze Brasil 2024