Hellish War impressiona com heavy metal de alta qualidade
Grupo de Campinas com quase 30 anos de carreira teve a oportunidade de exibir seu som profissional no Waves Stage
*Por Guilherme Góes
Após o metal sinfônico do Santo Graal, os headbangers que chegavam aos poucos no Memorial da América Latina no domingo (28) puderam conferir no Waves Stage o set de heavy metal tradicional do Hellish War. Originário de Campinas, o grupo conta com Bil Martins nos vocais, Vulcano e Daniel Job nas guitarras, JR no baixo e Daniel Person na bateria.
Embora ainda desconhecido para muitos, segue em atividade desde 1995. O primeiro álbum, “Defender of Metal”, saiu ainda em 2001 — outros três o sucederam, além de singles diversos.
O show começou com uma pequena falha no microfone de Bil Martins, felizmente corrigida de forma rápida. A proposta do repertório era passar por várias fases da carreira, com destaque para “Son of the King” e “Destroyer” — ambas do segundo álbum “Heroes of Tomorrow” (2008) —, que contam com guitarras bem trabalhadas, e “The Challenge”, canção com mais de cinco minutos de duração, onde Bil Martins impressiona com sua capacidade de alcançar notas altas.
A sonoridade do quinteto evoca os primórdios do Iron Maiden com Paul Di’Anno. É enriquecida, contudo, por uma fusão de elementos do speed metal.
A jornada do Hellish War demonstra como é difícil fazer heavy metal no Brasil. Apesar de seu inegável talento e competência, o grupo nunca alcançou grande visibilidade ao longo de seus quase 30 anos de carreira. Felizmente, o Summer Breeze Brasil 2024 ofereceu-lhes a oportunidade de exibir seu trabalho diante de um público mais amplo, ainda que o Waves Stage não tenha estado entre os espaços mais movimentados do dia. Que essa experiência possa torná-los mais conhecidos.
- Sexta, 26/04: Clash Bulldog’s — página 2
- Alchemia — página 3
- Electric Mob — página 4
- Sioux 66 — página 5
- Sábado, 27/04: Rage in My Eyes — página 6
- Noturnall — página 7
- Eminence — página 8
- Jeff Scott Soto — página 9
- Domingo, 28/04: Santo Graal — página 10
- Hellish War — página 11
- John Wayne — página 12
- The Troops of Doom — página 13
- Bônus: Confira todas as resenhas do Summer Breeze Brasil 2024