Sexy? Steve Vai indica como deverá ser o próximo grande guitar hero

Para veterano, novo gênio do instrumento deverá ter alguns dos elementos dos nomes do passado, mas não ser exatamente como eles

Em tempos de digital influencers musicais e youtubers de guitarra, o conceito de guitar hero deve ser totalmente modificado. Pelo menos é o que acredita Steve Vai, um dos últimos guitarristas “das antigas” a receber o título.

Vai falou sobre o assunto durante participação no podcast Dorm Damage e comentou o que espera do próximo grande guitar hero. Na ocasião, discutiu a mudança de paradigma que tem acontecido no universo da guitarra nos últimos tempos e quais atributos o novo grande nome deve ter.

- Advertisement -

Conforme transcrição é do Ultimate Guitar, ele disse:

“Há todo uma nova mudança de paradigma na técnica intensa de tocar guitarra. E essas pessoas que são as pioneiras nisso, elas são guitar heroes. Agora, isso é acessível para um grande público? Para isso acontecer, você precisa de um indivíduo que tenha todos esses elementos, todos esses requisitos preenchidos. O visual. A moda. A sexualidade, como eles expressam isso. Sua habilidade de compor músicas acessíveis que ressoam com as massas. E também, ser inspirados a compor boa música. E ter alguma habilidade na guitarra que, por si só, é uma mudança de paradigma – como Jimi Hendrix foi, como Edward (Van Halen) foi.”

No entanto, o guitarrista deixa claro que não se trata de copiar nomes como os que foram citados por ele. Trata-se de uma receita muito específica.

“Eu não sei o que é, mas não é como eles. E esse é o maior erro que muitas pessoas cometem. ‘Oh, ele é como Jimi Hendrix’. Sim, e daí? Nós já tivemos Jimi Hendrix. ‘Bem, Edward Van Halen é como Jimi Hendrix’. Não, ele não é. Mas é uma figura tão importante quanto ele nos panteões da história da guitarra. Então, essa pessoa vai surgir e vai recriar o guitar hero de novo. Mas ela precisa ter todas essas coisas. É como uma tempestade perfeita. Jimi era como uma tempestade perfeita.”

Leia também:  Não é dos Beatles a melhor música de Paul McCartney, segundo Joe Elliott

Steve Vai e a performance mais inspirada da história

Em recente entrevista publicada pelo site Far Out Magazine, Steve Vai revelou considerar Jimi Hendrix inatingível na guitarra. Ele explicou o porquê:

“Embora aprender a tocar uma música de Jimi Hendrix para a maioria dos guitarristas contemporâneos possa não representar um tremendo desafio, reproduzi-las como ele nunca foi alcançado. Seu toque no instrumento, senso de groove, escolha de notas e capacidade geral de controlar o caos do áudio de maneiras inovadoras eram notáveis.”

Steve até mesmo escolhe um momento específico como o mais inspirador da carreira de Hendrix.

“Uma dessas peças divinas foi quando ele tocou ‘Machine Gun’ com a Band of Gypsys ao vivo no Fillmore, na véspera de Ano Novo. Para mim, esta é talvez a performance de guitarra rock mais inspirada de todos os tempos. Cada nota está imbuída de seu DNA musical único e nunca perde o caráter. Durante toda execução ele está profundamente conectado ao impulso criativo do Universo, e este se manifesta através dele de forma única e poderosa. Não há uma nota que possa ser autenticamente copiável, pois cada frase flui de sua conexão com o outro mundo.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSexy? Steve Vai indica como deverá ser o próximo grande guitar hero
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades