Rita Lee morreu há 1 ano; veja outros fatos da música em 8 de maio

Data marca também o lançamento de “Let It Be”, o álbum final dos Beatles

Há 1 ano, Rita Lee nos deixava. A cantora, citada como a rainha do rock brasileiro, morreu em 8 de maio de 2023, aos 75 anos, de câncer. Além da carreira solo, foi integrante d’Os Mutantes desde a fundação da banda até 1972.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 8 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 54 anos, em 8 de maio de 1970, os Beatles lançavam “Let It Be”, seu 12º disco de estúdio. Foi o último a ser divulgado pela banda, embora tenha sido gravado antes de “Abbey Road”. “Get Back”, “The Long and Winding Road” e a faixa-título saíram como singles.

-> Há 113 anos, em 8 de maio de 1911, nascia Robert Johnson. Um dos mais influentes da história do blues, o músico tinha técnica no violão que rendia lendas, como a de que teria feito pacto com o diabo em troca de talento e fama.

-> Hoje, Alex Van Halen faz 71 anos. O baterista, que nasceu em 8 de maio de 1953, se consagrou com o Van Halen, banda que fundou ao lado do irmão Eddie e junto de quem participou de todos os álbuns. Curiosamente, era guitarrista de início. Também estudou piano clássico.

-> Hoje, Joe Bonamassa faz 47 anos. O guitarrista, que nasceu em 8 de maio de 1977, começou a carreira aos 12 anos, abrindo para B.B. King. A partir daí, não parou mais e lançou vários álbuns solo, além de discos com Black Country Communion, Beth Hart e mais.

Leia também:  Eddie Vedder detona discurso preconceituoso de jogador de futebol americano

-> Há 34 anos, em 8 de maio de 1990, Bruce Dickinson lançava “Tattooed Millionaire”, seu 1º disco solo. Inclinado ao hard rock, foi composto em parceria com o guitarrista Janick Gers. A faixa-título e o cover “All the Young Dudes” (Mott the Hoople) são os destaques.

-> Há 24 anos, em 8 de maio de 2000, o Nightwish lançava “Wishmaster”, seu 3º disco de estúdio. Foi o último com o baixista Sami Vänskä, substituído por Marco Hietala em 2001. A música “Deep Silent Complete” foi promovida como single.

-> Hoje, Candice Night faz 53 anos. A vocalista, que nasceu em 8 de maio de 1971, ficou conhecida pelo trabalho no Blackmore’s Night, duo folk formado com o marido, o guitarrista Ritchie Blackmore. Também trabalhou em carreira solo e colaborou com Helloween e Avantasia.

-> Há 45 anos, em 8 de maio de 1979, The Cure lançava “Three Imaginary Boys”, seu disco de estreia. Único da banda com o baixista Michael Dempsey, traz como destaques “10:15 Saturday Night” e o cover de “Foxy Lady”, de Jimi Hendrix.

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá 1º pagodeiro da história do festival no Palco Sunset

-> Há 23 anos, em 8 de maio de 2001, o Sum 41 lançava “All Killer No Filler”, seu disco de estreia. Divulgado no auge do movimento pop punk, fez sucesso devido a músicas como “Fat Lip”, “In Too Deep”, “Motivation” e “Handle This”, que saíram como singles.

-> Há 4 anos, em 8 de maio de 2020, Hayley Williams lançava “Petals for Armor”, seu primeiro disco solo. A cantora do Paramore compôs o trabalho justamente em um período de hiato da banda que a consagrou. “Simmer” e “Dead Horse” saíram como singles.

-> Há 23 anos, em 8 de maio de 2001, o Amon Amarth lançava “The Crusher”, seu 3º disco de estúdio. Primeiro da banda a repetir a formação do trabalho anterior, contou com um cover de “Eyes of Horror”, do Possessed, como faixa-bônus em algumas versões.

-> Há 12 anos, em 8 de maio de 2012, Dee Snider lançava o disco solo “Dee Does Broadway”. Traz o vocalista do Twisted Sister homenageando musicais famosos, com participações de Cyndi Lauper, Clay Aiken, Nick Adams e outros. “Cabaret” saiu como single.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRita Lee morreu há 1 ano; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades