John Fogerty faz 79 anos; veja outros fatos da música em 28 de maio

Data marca também o lançamento do álbum de estreia do Creedence Clearwater Revival

Hoje, John Fogerty faz 79 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 28 de maio de 1945, liderou o Creedence Clearwater Revival, banda que existiu de 1968 a 1972. Depois, seguiu em uma carreira solo marcada por longos hiatos, especialmente de 1976 a 1985.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 28 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Augusto Licks faz 68 anos. O guitarrista, que nasceu em 28 de maio de 1956, começou a carreira tocando com Nei Lisboa, mas ganhou fama com o Engenheiros do Hawaii, banda que integrou de 1987 a 1994.

Foto: Gabriel Tribino @alentedotribs

-> Há 11 anos, em 28 de maio de 2013, o Alice in Chains lançava “The Devil Put Dinosaurs Here”, seu 5º disco de estúdio. Foi o segundo trabalho gravado com o vocalista William DuVall, que ocupa a vaga de Layne Staley. Os singles foram “Hollow”, “Stones” e “Voices”.

-> Há 56 anos, em 28 de maio de 1968, o Creedence Clearwater Revival lançava “Creedence Clearwater Revival”, seu disco de estreia. Com sonoridade mais psicodélica, destaca-se pelas versões de “Suzie Q” (Dale Hawkins) e “I Put a Spell On You” (Screamin’ Jay Hawkins).

-> Há 17 anos, em 28 de maio de 2007, Chris Cornell lançava “Carry On”, seu 2º disco solo. Foi o primeiro do vocalista após o fim das atividades do Audioslave. “You Know My Name”, “No Such Thing”, “Arms Around Your Love” e “She’ll Never Be Your Man” foram os singles.

-> Há 33 anos, em 28 de maio de 1991, o Smashing Pumpkins lançava “Gish”, seu disco de estreia. Foi o responsável por apresentar a banda de rock alternativo, ainda por uma gravadora menor. As músicas “Siva” e “I Am One” foram divulgadas como singles.

-> Há 28 anos, em 28 de maio de 1996, o Slayer lançava “Undisputted Attitude”, seu 7º disco de estúdio. É composto quase inteiramente por covers de bandas de hardcore e punk, com homenagens a nomes como Minor Threat, D.R.I., Stooges e Verbal Abuse.

-> Há 22 anos, em 28 de maio de 2002, o Mastodon lançava “Remission”, seu disco de estreia. É um dos poucos não conceituais na discografia da banda, embora tenha como tema geral o fogo, segundo o frontman Troy Sanders. “March of the Fire Ants” saiu como single.

-> Há 37 anos, em 28 de maio de 1987, o Judas Priest lançava “Priest…Live!”, seu 2º disco ao vivo. Gravado durante a turnê do álbum “Turbo” (1986), traz músicas produzidas pela banda nos anos 80. Foi liberado também em vídeo, com faixas que não entraram no álbum.

Leia também:  Nirvana lançou “Bleach” há 35 anos; veja outros fatos da música em 15 de junho

-> Há 53 anos, em 28 de maio de 1971, Rod Stewart lançava “Every Picture Tells a Story”, seu 3º disco solo. Foi o álbum que trouxe popularidade ao cantor, graças ao hit “Maggie May”. “Reason to Believe”, “I Know I’m Losing You” e a faixa-título também foram singles.

-> Há 4 anos, Bob Kulick nos deixava. O guitarrista morreu em 28 de maio de 2020, aos 70 anos, de ataque cardíaco. O irmão de Bruce Kulick tocou com nomes do porte de Kiss, W.A.S.P., Meat Loaf, Lou Reed, entre outros, além de atuar como produtor.

-> Há 47 anos, em 28 de maio de 1977, Peter Frampton lançava “I’m in You”, seu 5º disco de estúdio. O sucessor de “Frampton Comes Alive” (1976) obteve sucesso, especialmente pela faixa-título. Traz participações de Mick Jagger, Ringo Starr e Stevie Wonder.

-> Há 3 anos, em 28 de maio de 2021, o Blackberry Smoke lançava “You Hear Georgia”, seu 7º disco de estúdio. Buscando homenagear a Geórgia, estado americano de onde veio a banda, traz participações de Warren Haynes, Jamey Johnson e do grupo de cantoras Black Bettys.

-> Há 14 anos, em 28 de maio de 2010, o ReVamp lançava “ReVamp”, seu disco de estreia. Foi o primeiro trabalho da vocalista Floor Jansen depois do fim das atividades do After Forever. Trouxe participações de George Oosthoek, Russell Allen e Björn “Speed” Strid.

-> Há 15 anos, em 28 de maio de 2009, o Hangar lançava “Infallible”, seu 4º disco de estúdio. Foi o único com o vocalista Humberto Sobrinho, além de ser o primeiro após a saída de Aquiles Priester do Angra. Trouxe como bônus uma versão de “Mais Uma Vez” (14 Bis).

-> Há 40 anos, em 28 de maio de 1984, Lita Ford lançava “Dancin’ On The Edge”, seu 2º disco de estúdio. Foi o único com o baixista Hugh McDonald, que depois integraria o Bon Jovi, e com o baterista Randy Castillo, que viria a tocar com Ozzy Osbourne e Mötley Crüe.

-> Há 47 anos, em 28 de maio de 1977, Sting, Stewart Copeland e Andy Summers faziam seu primeiro show juntos. A apresentação era de outro projeto, o Strontium 90, de sonoridade entre o punk e o progressivo. A formação ainda trazia o músico Mike Howlett. O Police foi formado pouco tempo depois.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaJohn Fogerty faz 79 anos; veja outros fatos da música em 28...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades