Jimmy Page homenageia Steve Albini, que produziu álbum do Page & Plant

Profissional trabalhou com a dupla do Led Zeppelin no disco “Walking into Clarksdale”

O guitarrista Jimmy Page foi às redes sociais nesta sexta-feira (10) e prestou tributo ao produtor Steve Albini, falecido aos 61 anos no início da semana. Os dois trabalharam juntos em “Walking Into Clarksdale”, único registro de estúdio do período em que o líder do Led Zeppelin retomou a parceria com Robert Plant.

À época, o resultado dividiu opiniões, embora as vendas tenham sido consideradas satisfatórias. As principais críticas centraram no fato de o choque de gerações ter deixado o disco um pouco “confuso”. Ainda assim, a qualidade geral do material foi reconhecida.

- Advertisement -

Escreveu Page:

“Fiquei muito triste ao saber do falecimento de Steve Albini esta semana. Robert e eu trabalhamos com ele em 1997, no nosso álbum ‘Walking Into Clarksdale’ – um disco do qual ainda tenho muito orgulho. Tive uma forte conexão com Steve, todos nós tivemos naquele álbum. Ele veio com muito pedigree e experiência como um dos principais mixadores e engenheiros de áudio do mundo.

Adorava trabalhar com fita analógica, na verdade sua própria banda se chamava Shellac. Era muito apaixonado e experiente, realmente dedicado à causa durante nossas sessões de gravação no RAK e EMI Number Two Studio, em Abbey Road. Steve trabalhou com o Nirvana em seu terceiro álbum e também com nomes como Pixies e Bush. Ele tinha um currículo impressionante e deixa um verdadeiro legado. Descanse em paz, Steve.”

O ouvido absoluto de Jimmy Page

Em uma entrevista de 2020, resgatada pelo Blabbermouth. Albini refletiu sobre seu trabalho em “Walking Into Clarksdale”, dizendo:

“Foi enormemente intimidante estar perto de pessoas com esse tipo de pedigree e experiência. E foi gratificante ser questionado e perceber que eu estava satisfazendo. Minha admiração por eles como músicos e pessoas cresceu durante aquelas sessões.”

O profissional do som apontou o ouvido de Page como algo além da compreensão normal.

“Jimmy Page é conhecido como guitarrista e produtor e como o cara que montou o Led Zeppelin, tinha capacidade de ouvir com detalhes incríveis. Era capaz de escutar a reprodução de algo e apontar pequenos detalhes que gostava ou não com uma acuidade incrível. Você podia ouvir duas passagens que, para nós dois, soariam idênticas. Ele podia notar uma ênfase perdida na terceira nota da segunda quiáltera da seção tercina ou algo assim. Eu descrevi isso como ele sendo capaz de identificar individualmente todos os pássaros de um bando.”

Sobre Steve Albini

Steve Albini faleceu em decorrência de um infarto. Nascido em 22 de julho de 1962, em Pasadena, Califórnia, Estados Unidos, mas criado em Missoula, Montana, fez carreira integrando bandas como Shellac — que lança seu primeiro álbum em uma década, “To All Trains”, na próxima semana — e Big Black. Porém, sua atuação mais conhecida era como produtor.

Na função que preferia denominar apenas como “engenheiro de som”, o profissional gravou álbuns de artistas e bandas como Nirvana (“In Utero”), Pixies (“Surfer Rosa”), PJ Harvey (“Rid of Me”) e Bush (“Razorblade Suitcase”), entre vários outros.

Page & Plant – “Walking Into Clarksdale”

Lançado em 21 de abril de 1998, “Walking Into Clarksdale” foi o único trabalho de músicas inéditas feito por Jimmy Page e Robert Plant em parceria após o fim do Led Zeppelin. As gravações aconteceram no lendário Abbey Road Studios, em Londres. O baixista Charlie Jones e o baterista Michael Lee compuseram a banda para as sessões.

O trabalho chegou ao 3º lugar na parada britânica e 8º nos Estados Unidos, onde ganhou disco de ouro. O single “Most High” faturou o Grammy na categoria Melhor Performance de Hard Rock.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Leia também:  A reação de Andreas Kisser a críticas por tocar com Ivete Sangalo
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJimmy Page homenageia Steve Albini, que produziu álbum do Page & Plant
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades