O famoso álbum de Eric Clapton que o próprio considera superestimado

Lançado em 1992, disco em questão é o trabalho ao vivo mais vendido de todos os tempos

Não é algo raro um artista não gostar de sua obra mais famosa. Seja pelo excesso de associação ou meramente uma preferência pessoal, muitos sentem que aquilo que se sobressaiu não corresponde necessariamente ao que atinge o objetivo do indivíduo para a carreira.

Eric Clapton é um exemplo. De longa história alternando entre sucessos e momentos menos inspirados, o guitarrista e vocalista atingiu o auge comercial com o acústico gravado para a MTV no início dos anos 1990. Tanto que o trabalho, chamado “Unplugged”, não apenas é sua melhor marca de vendas, como se tornou o álbum ao vivo mais comercializado da indústria.

- Advertisement -

Ainda assim, o próprio possui suas ressalvas. Em depoimento à revista Guitarist, resgatado pelo Far Out Magazine, o músico falou sobre o assunto:

“Devo admitir que considero tudo nele um pouco exagerado. Quer dizer, achei o álbum difícil, para dizer o mínimo. Não quero rebaixá-lo, de jeito nenhum. Agradeço tudo que me proporcionou. Apenas senti que ficou um pouco fora de proporção. Se eu tivesse levado muito a sério, teria me acabado.”

Na apresentação, Clapton foi acompanhado por Andy Fairweather Low (guitarra e bandolim), Nathan East (baixo), Steve Ferrone (bateria), Ray Cooper (percussão), Chuck Leavell (piano) e Katie Kissoon e Tessa Niles (backing vocals). O show teve duração de duas horas e um repertório relativamente longo, pois algumas músicas tiveram de ser repetidas durante o processo.

Eric Clapton e “Unplugged”

Leia também:  Bill Berry admite arrependimento por ter deixado o R.E.M.

Lançado em 25 de agosto de 1992, “Unplugged” ganhou três Grammy, incluindo o de disco do ano. Posteriormente, também recebeu versão em vídeo.

No Brasil, tanto o CD quanto o DVD alcançaram premiação de ouro. Vale destacar que a faixa de abertura, a instrumental “Signe”, continha forte influência de samba e música brasileira em geral.

Um artigo detalhado sobre as gravações e o cenário por trás da carreira e vida pessoal do músico à época pode ser conferido clicando aqui.

Turnê brasileira em 2024

Vale lembrar que Eric Clapton vem ao Brasil em setembro de 2024 para três shows em estádios. As apresentações fazem parte da turnê que celebra seus 60 anos de carreira e acontecem em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para os três compromissos, o músico britânico contará com abertura de Gary Clark Jr. A tour tem produção da Move Concerts.

Confira a agenda a seguir.

  • 24 de setembro: Ligga Arena, Curitiba;
  • 26 de setembro: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro;
  • 29 de setembro: Allianz Parque, São Paulo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO famoso álbum de Eric Clapton que o próprio considera superestimado
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades