Doug Ingle, fundador e líder do Iron Butterfly, morre aos 78 anos

Músico era o último remanescente da formação original e escreveu o hino “In-A-Gadda-Da-Vida”

Morreu na última sexta-feira (24), aos 78 anos, Doug Ingle. O vocalista, organista e compositor foi o líder do Iron Butterfly. A banda foi fundada na Califórnia, Estados Unidos, em 1966 e teve grande importância no desenvolvimento da sonoridade que deu origem ao heavy metal.

O músico era o único da formação original que ainda estava vivo. A informação do falecimento foi confirmada de forma oficial pela família em comunicado emitido através das redes sociais. A causa não foi revelada até o momento.

- Advertisement -

Diz a nota assinada pelo filho do artista, Doug Ingle Jr:

“É com o coração pesado e grande tristeza que anuncio a morte do meu pai, Doug Ingle. Ele partiu em paz na última sexta-feira, com a presença da família. Agradeço a ele por ter sido pai, professor e amigo. Compartilhamos memórias adoráveis, as quais guardarei pelo resto dos meus dias enquanto sigo a jornada da vida. Te amo, pai.”

Iron Butterfly e “In-A-Gadda-Da-Vida”

Doug foi o compositor de “In-A-Gadda-Da-Vida”, faixa-título do segundo álbum do Iron Butterfly e seu maior sucesso. Mesmo com duração superior a 17 minutos em sua versão original – que inclui um solo de bateria – a canção chegou ao 30º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos.

Leia também:  M. Shadows detona ex-gravadora por tentar criar viral do Avenged Sevenfold: “tenho 42 anos”

O disco vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Por muitos anos, foi o trabalho mais bem-sucedido da Atlantic Records. À época, a formação ainda contava com o baixista Lee Dorman, o guitarrista Erik Brann e o baterista Ron Bushy.

Na primeira metade dos anos 1970, Ingle deixou o Iron Butterfly, participando de reuniões esporádicas até tempos recentes. Também fez parte da banda pop Stark Naked and the Car Thieves.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDoug Ingle, fundador e líder do Iron Butterfly, morre aos 78 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades