Há 48 anos, o Rush lançava “2112”; veja outros fatos da música em 1º de abril

Data marca também o início de uma turnê importante do Guns N' Roses e o lançamento do álbum que reuniu Red Hot Chili Peppers e John Frusciante

  • Leia mais sobre:
  • Rush

Há 48 anos, em 1° de abril de 1976, o Rush lançava 2112, seu 4º disco de estúdio. Conceitual, gira em torno da faixa-título, que conta em seus mais de 20 minutos a história de um mundo onde não há liberdade de expressão e arte.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 1º de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 40 anos, Marvin Gaye nos deixava. O cantor, grande ídolo do soul e R&B, morreu em 1º de abril de 1984, aos 44 anos, assassinado pelo pai, o pastor Marvin Gay Sr., após tentar separar uma briga entre ele e a mãe.

-> Há 2 anos, em 1º de abril de 2022, o Red Hot Chili Peppers lançava “Unlimited Love”, seu 12º disco de estúdio. Marcou a 2ª volta do guitarrista John Frusciante à banda e foi o 1º de dois álbuns de 2022. “Black Summer” e “These Are the Ways” saíram como singles.

-> Há 8 anos, em 1° de abril de 2016, o Guns N’ Roses dava início à “Not in This Lifetime… Tour”. A turnê reuniu parte da formação clássica, com Slash e Duff McKagan se juntando a Axl Rose, Frank Ferrer, Richard Fortus e Dizzy Reed, além da estreante Melissa Reese.

-> Há 21 anos, em 1° de abril de 2003, o White Stripes lançava “Elephant”, seu 4º disco de estúdio. Trazendo o maior hit da banda, “Seven Nation Army”, o trabalho conquistou em 2004 um Grammy na categoria Melhor álbum de música alternativa.

-> Há 54 anos, em 1° de abril de 1970, John Lennon e Yoko Ono pregavam uma peça na imprensa. Aproveitando o dia 1º de abril, o casal divulgou um comunicado onde diziam que ambos passariam por cirurgias para alteração de sexo. O texto foi divulgado para toda a imprensa, sendo desmentido posteriormente.

Leia também:  Temple of the Dog lançou único álbum há 33 anos; veja outros fatos da música em 16 de abril

-> Há 2 anos, em 1º de abril de 2022, The Hellacopters lançava “Eyes of Oblivion”, seu 8º disco de estúdio. Encerrou um hiato de 15 anos sem um álbum de inéditas (o grupo esteve inativo entre 2008 e 2016) e foi o primeiro com o guitarrista Dregen desde 1997.

-> Hoje, Michael Poulsen faz 49 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 1° de abril de 1975, começou no death metal com o Dominus. Depois, fundou o Volbeat e tornou-se um dos músicos mais populares da Dinamarca, além de ter conquistado fama mundial.

-> Há 70 anos, em 1° de abril de 1954, nascia Jeff Porcaro. O baterista do Toto morreu em 5 de agosto de 1992, aos 38 anos, de ataque cardíaco. Além de tocar com o Toto, era um dos maiores músicos de estúdio de sua geração, com um currículo gigantesco.

-> Há 41 anos, em 1° de abril de 1983, o guitarrista Kirk Hammett era convidado para se juntar ao Metallica, na vaga deixada por Dave Mustaine (futuramente líder do Megadeth). Na época, Hammett aceitou sair do Exodus para entrar no grupo de James Hetfield e Lars Ulrich, permanecendo até hoje na formação.

-> Há 39 anos, em 1° de abril de 1985, David Lee Roth deixava o Van Halen, meses após seu último show com a banda, em setembro de 1984. Substituído por Sammy Hagar, o vocalista já havia iniciado sua carreira solo com o single “California Girls”. Seu retorno definitivo aconteceria em 2007, após uma tentativa de reunião nos anos 1990.

-> Há 16 anos, em 1° de abril de 2008, The Black Keys lançava “Attack & Release”, seu 5º disco de estúdio. Foi o primeiro da banda a ter um produtor externo, iniciando parceria com Danger Mouse. “Strange Times” e “I Got Mine” foram os principais singles.

Leia também:  Polícia prende quadrilha que planejava roubar casa de Nando Reis

-> Há 42 anos, em 1° de abril de 1982, Aldo Nova lançava “Aldo Nova”, seu disco de estreia. Produzido pelo próprio guitarrista, que também assumiu vocais e outros instrumentos, alcançou um inesperado 8º lugar nas paradas dos EUA. “Fantasy” foi o principal hit.

-> Há 49 anos, em 1° de abril de 1975, o Journey lançava “Journey”, seu disco de estreia. Único com o guitarrista George Tickner, traz um som mais orientado ao progressivo, bem diferente do que a banda viria a fazer nos próximos trabalhos.

-> Há 8 anos, em 1° de abril de 2016, o Black Stone Cherry lançava “Kentucky”, seu 5º disco de estúdio. Alcançou o primeiro lugar das paradas de álbuns hard rock nos Estados Unidos. “The Way of the Future” e “In Our Dreams” foram os principais singles.

-> Há 10 anos, em 1° de abril de 2014, o Steel Panther lançava “All You Can Eat”, seu 3º disco de estúdio. Teve participação do guitarrista Vivian Campbell no solo de “Gangbang at the Old Folks Home”. “Party Like Tomorrow Is the End of the World” foi o principal single.

-> Há 29 anos, em 1° de abril de 1995, o Moonspell lançava “Wolfheart”, seu disco de estreia. Foi o único com os guitarristas Duarte Picoto e João Pereira. “Trebaruna”, “Ataegina” e o refrão de “Alma Mater” são cantados em português

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Rush
InícioHoje na músicaHá 48 anos, o Rush lançava “2112”; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades