Ritchie Blackmore faz 79 anos; veja outros fatos da música em 14 de abril

Data marca também o lançamento de álbuns clássicos do Iron Maiden, Judas Priest e David Bowie

Hoje, Ritchie Blackmore faz 79 anos. O guitarrista, que nasceu em 14 de abril de 1945, trabalhou como músico de estúdio antes de ter sido um dos fundadores do Deep Purple, banda que deixou em 1993. Também liderou o Rainbow e o projeto Blackmore’s Night.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 14 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 44 anos, em 14 de abril de 1980, o Iron Maiden lançava “Iron Maiden”, seu disco de estreia. É o único álbum de estúdio com o guitarrista Dennis Stratton e um dos dois com o vocalista Paul Di’Anno. As músicas “Running Free” e “Sanctuary” saíram como singles.

-> Há 1 ano, em 14 de abril de 2023, o Metallica lançava “72 Seasons”, seu 11º disco de estúdio. Foi concebido em parte durante a pandemia de covid-19. Os singles foram “Lux Æterna”, “Screaming Suicide”, “If Darkness Had a Son”, “Too Far Gone?” e a faixa-título.

-> Há 41 anos, em 14 de abril de 1983, David Bowie lançava “Let’s Dance”, seu 15º disco de estúdio. Coproduzido por Nile Rodgers, traz um mergulho na disco music e new wave que dominavam a época. “China Girl”, “Modern Love” e a faixa-título são os destaques.

-> Há 44 anos, em 14 de abril de 1980, o Judas Priest lançava “British Steel”, seu 6º disco de estúdio. Um dos mais importantes da banda, marcou a estreia do baterista Dave Holland. “Living After Midnight”, “Breaking The Law” e “United” saíram como singles.

-> Há 14 anos, Peter Steele nos deixava. O líder do Type O Negative morreu em 14 de abril de 2010, aos 48 anos, em decorrência de um aneurisma da aorta. Era notório pela voz grave e aparência vampírica, além de seus 2m de altura.

Leia também:  O que Steve Vai mais admira em Ritchie Blackmore como guitarrista

-> Há 38 anos, em 14 de abril de 1986, o Judas Priest lançava “Turbo”, seu 10º disco de estúdio. Primeiro da banda com sintetizadores, traz uma sonoridade mais alinhada ao hard rock dos anos 80. Os singles foram “Turbo Lover”, “Locked In” e “Parental Guidance”.

-> Há 42 anos, em 14 de abril de 1982, o Van Halen lançava “Diver Down”, seu 5º disco. Das 12 faixas do álbum, cinco são covers, incluindo os principais singles: “(Oh) Pretty Woman” (Roy Orbison) e “Dancing in the Streets” (Martha Reeves & The Vandellas).

-> Há 43 anos, em 14 de abril de 1981, The Cure lançava “Faith”, seu 3º disco de estúdio. Dá sequência à sonoridade dos trabalhos anteriores, agora com músicas que eram compostas apenas em estúdio. A faixa “Primary” foi promovida como single.

-> Há 26 anos, em 14 de abril de 1998, o Helloween lançava “Better Than Raw”, seu 8º disco de estúdio. Ficou marcado por iniciar uma fase mais pesada na carreira da banda, que vinha de álbuns mais melódicos. As músicas “I Can” e “Hey Lord!” saíram como singles.

-> Há 35 anos, em 14 de abril de 1989, o Blind Guardian lançava “Follow the Blind”, seu 2º disco de estúdio. Ainda com bases no speed metal, foi influenciado pelo thrash metal alemão da época. “Valhalla” e “Banish from Sanctuary” estão entre os destaques.

-> Há 32 anos, em 14 de abril de 1992, o L7 lançava “Bricks Are Heavy”, seu 3º disco de estúdio. Com uma sonoridade mais pesada, foi o primeiro trabalho da banda a fazer sucesso comercial. Os singles foram “Pretend We’re Dead”, “Everglade” e “Monster”.

Leia também:  Reunião do Slayer não deve se tornar um evento anual, diz Kerry King

-> Hoje, Vinnie Moore faz 60 anos. O guitarrista, que nasceu em 14 de abril de 1964 e se tornou um dos grandes virtuosos do instrumento, tocou com Alice Cooper e Michael Angelo Batio antes de se juntar ao UFO. Além disso, tem uma sólida carreira solo.

-> Há 49 anos, em 14 de abril de 1975, Ronnie Wood entrava para os Rolling Stones. Substituindo Mick Taylor, o guitarrista foi anunciado por um comunicado à imprensa antes de uma turnê pelos EUA. Rumores colocavam nomes como Jimmy Page, Steve Marriott, Jeff Beck e Chris Spedding como supostos candidatos.

-> Há 9 anos, em 14 de abril de 2015, o Halestorm lançava “Into The Wild Life”, seu 3º disco de estúdio. Deu sequência à ideia do álbum anterior, mesclando hard rock e metal numa pegada contemporânea. “Apocalyptic”, “Amen”, “I Am The Fire” e “Mayhem” foram os singles.

-> Há 36 anos, em 14 de abril de 1988, o X Japan lançava “Vanishing Vision”, seu disco de estreia. Na época, a banda era anunciada apenas como X. Apresenta músicas como “I’ll Kill You” e “Kurenai”, que foram divulgadas como singles.

-> Há 26 anos, em 14 de abril de 1998, o Clutch lançava “The Elephant Riders”, seu 3º disco de estúdio. Com produção de Jack Douglas, notório pelas parcerias com Aerosmith e The Who, traz algumas músicas que fazem parte dos shows da banda até hoje.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaRitchie Blackmore faz 79 anos; veja outros fatos da música em 14...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades