Ponte que inspirou “Something in the Way”, do Nirvana, pode ser demolida

Construção de 1956 está localizada em Aberdeen, cidade natal de Kurt Cobain; campanha pede financiamento federal para revitalizá-la

Kurt Cobain compôs a música Something in the Way em 1990. Presente no Nevermind (1991), a letra aborda um período onde o líder do Nirvana esteve sem ter onde morar e teria dormido debaixo da ponte Young Street, em sua cidade natal de Aberdeen, no estado americano de Washington.

Diante disso, o local virou um símbolo do músico. Há grafites por toda parte, referenciando o ícone grunge, bem como um memorial dedicado para ele nas proximidades. Em 2011, quase foi renomeada com o seu próprio nome. À época, a proposta acabou recusada pelo conselho local.

- Advertisement -

Apesar da importância, a ponte pode ser demolida em breve (via NME). A construção foi feita em 1956 e, depois de tantos anos, está apresentando desgastes e deterioração em certos pontos, como já havia sido apontado no início do ano passado.

Uma campanha, chamada “North Aberdeen Bridge Project”, pede um financiamento federal de US$ 23 milhões (cerca de R$ 116 milhões na cotação atual) para revitalizar o lugar. A ideia é idealizar um projeto de reconstrução completo até 2026 e colocá-lo em prática até 2028. 

Para além do fator relacionado ao cantor, a ponte, conforme descrição, ajuda os residentes e visitantes a viajar entre o norte de Aberdeen e a área central da cidade. Por isso, existe grande interesse em mantê-la.

Leia também:  A opinião que Raul Seixas tinha sobre os Paralamas do Sucesso

Ainda não há uma alternativa concreta para o problema. A equipe envolvida no projeto alega estar em contato com a prefeitura para entender as possibilidades. De qualquer forma, a prioridade é “desenvolver uma solução para a ponte que honre a importância da conexão de Kurt Cobain com o local e a área ao redor”.

Nirvana, Kurt Cobain e “Something in the Way”

“Something in the Way” foi composta por Kurt Cobain em 1990, um ano antes do lançamento de “Nevermind”. Mais recentemente, voltou a ter destaque nas plataformas de streaming e nas paradas ao aparecer na trilha sonora de “The Batman” (2022).

Como mencionado, a faixa fala sobre um período de alguns meses em que o músico, ao fugir de casa, teria dormido debaixo da ponte Young Street.

Contudo, a história pode ter sido um pouco diferente. O baixista do Nirvana, Krist Novoselic, e a irmã de Kurt, Kim Cobain, adicionaram alguns detalhes a caso na biografia “Mais Pesado que o Céu”, escrita por Charles R. Cross e lançada em 2001. Segundo eles, seria impossível dormir debaixo da ponte Young Street, já que o rio Wishkah apresenta grandes variações de nível e frequentemente inunda o espaço.

Leia também:  Calcinha Preta lança versão de “Agora Estou Sofrendo” gravada com Edu Falaschi

Por outro lado, o local era um ponto de encontro dos adolescentes de Aberdeen. É mais provável que Cobain tenha frequentado o local, não dormido lá.

Em sua época de “sem-teto”, Kurt Cobain teria organizado sua vida de forma diferente. Segundo os relatos, ele dormia em salas de espera de hospitais ou em halls de entrada de prédios residenciais. Seus pertences ficavam guardados em caixas de papelão na casa de amigos, incluindo integrantes da banda Melvins.

Uma referência mais provável ao rio Wishkah é o verso “It’s okay to eat fish, cos’ they don’t have any feelings” (“é ok comer peixes, porque eles não têm sentimentos”), algo confirmado por Cobain em 1993 ao biógrafo Michael Azzerad. O vocalista do Nirvana costumava pescar por lá em sua juventude.

*Foto: Steven Pavlov / CC BY-SA 4.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPonte que inspirou “Something in the Way”, do Nirvana, pode ser demolida
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades