Em relato sincero, Jon Bon Jovi revela quando problemas vocais começaram

Cantor disse que situação durou por praticamente uma década — e não houve diagnóstico correto por boa parte do período

Os problemas vocais de Jon Bon Jovi parecem estar no passado. A retomada das atividades, com um novo álbum, “Forever”, em junho, indica que o cantor esteve bem pelo menos para gravar material inédito.

Ainda assim, o cantor não dá a situação como garantida. Em entrevistas, tem deixado claro que não irá se comprometer com planos de turnê no futuro próximo.

- Advertisement -

Agora, em entrevista ao New York Times, ele voltou um pouco no tempo para mostrar as origens da árdua jornada de recuperação. O astro participou de uma seção sobre artistas que enfrentaram dificuldades e estão agora fazendo arte novamente. Em seu relato, descreveu quando notou algo errado pela primeira vez:

“Meus problemas começaram mais ou menos há uma década. Em 2013, nós tivemos a maior turnê do planeta e eu estive ótimo por mais de 100 shows. Mas em 2014, eu não estava fazendo nada de música, o que foi duro pra minha psique. Então alguns shows e gravações que fizemos, especialmente depois de 2017, foram desafiadores. Meu alcance parecia ter diminuído e estava mais difícil cantar consistentemente. Mas nenhum profissional que procurei conseguia descobrir a razão.”

Somente em maio de 2022, o frontman do Bon Jovi encontrou um médico que lhe deu o diagnóstico certo: uma de suas cordas vocais estava atrofiando. Ele continuou:

Leia também:  Clash Bulldog’s não será mais banda de abertura de Bruce Dickinson no Brasil

“Eu achei que poderia recuperar a forma da voz se fizesse shows suficientes, então voltei à estrada. Mas foi um sacrifício.”

A cirurgia de Jon Bon Jovi

Jon Bon Jovi passou por uma cirurgia em junho do mesmo ano. Médicos colocaram um implante dentro da cartilagem de sua laringe para aproximar suas dobras vocais uma das outras. Ele descreveu a recuperação:

“Não pude cantar nada pelas primeiras seis semanas. Então comecei terapia vocal. Tenho sessões de reabilitação quatro vezes por semana. Mas ainda não sei o que esperar.”

O processo também fez o músico reexaminar como canta algumas músicas do repertório. Bon Jovi descreveu um exemplo:

“Estava ensaiando com a banda e fiz uma passagem meio capenga com a canção ‘Limitless’, do álbum ‘2020’ [lançado pelo grupo no mesmo ano]. Eu falei, ‘Gente, eu só cantei essa música quando estava mal. Eu não sei como cantar isso não estando mal’.”

No final, Jon fez um balanço desse tempo todo e apontou um caminho para o futuro do Bon Jovi. Ele disse:

Leia também:  As 3 músicas que fizeram Eddie Vedder acreditar no Pearl Jam

“Não foi uma boa década. Não foi fácil não ser o melhor cara da banda; não é fácil ser o pior. É humilhante. Mas não tenho problemas com isso. Só quero minhas ferramentas de volta. Ontem, cruzei o ponto sem retorno e aceitei, em teoria, fazer alguns shows no exterior no meio do ano, os primeiros desde 2022. Não sou viciado em aplausos. Eu faço isso porque adoro compor e tocar para pessoas. Se tiver todas minhas ferramentas ao meu dispor, será o máximo.”

Bon Jovi e “Forever”

“Forever”, álbum que celebra 40 anos de carreira do Bon Jovi, sai dia 7 de junho via Island / Universal. O trabalho conta com 12 faixas inéditas. Confira todos os detalhes e ouça o primeiro single, a música “Legendary”, clicando aqui.

Além de Jon, a formação atual da banda conta com Phil X (guitarra), David Bryan (teclados), Tico Torres (bateria) e Hugh McDonald (baixo), além dos músicos de turnê Everett Bradley (percussão) e John Shanks (guitarra). O último citado foi coprodutor de todos os álbuns desde “Have a Nice Day” (2005).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEm relato sincero, Jon Bon Jovi revela quando problemas vocais começaram
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades