Flotsam and Jetsam estreia no Brasil pregando para convertidos no Summer Breeze

Tocando ao meio-dia em data pouco afeita às sonoridades mais agressivas, banda americana agradou fãs já consolidados, mas não deve ter conquistado novos

A honra de ser a primeira banda a se apresentar num palco principal de um festival como o Summer Breeze Brasil nem sempre é uma boa. Ainda mais quando ele começa ao meio-dia de um dia útil. Para o Flotsam and Jetsam, porém, a espera para finalmente tocar no país já tinha sido grande demais — tanto que a banda entrou no palco minutos antes da hora marcada.

Às vezes, o grupo é relegado a uma nota de rodapé da História do metal por ter sido de onde saiu Jason Newsted para assumir o lugar de Cliff Burton no Metallica. Contudo, o repertório tocado na sexta-feira (26) não se focou no único disco gravado com o baixista.

- Advertisement -

Apesar de abrir com as pancadas “Hammerhead” e “Desecrator” — que jeito de começar um festival! —, apenas “She Took an Axe” também foi executada de “Doomsday for the Deceiver” (1986), lá pelo meio do set. E houve até quem pedisse para que a tocassem de novo.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

Em sua estreia no Brasil, a banda americana do Arizona até tentou provar ao público o valor de sua fase atual, que dos membros clássicos contém apenas o vocalista Eric A.K. e o guitarrista Michael Gilbert. Duas faixas de seu último disco, “Blood in the Water” (2021) — cuja capa estampada no telão foi o único adorno de palco —, foram executadas para uma plateia de início mais contemplativa, mas que aos poucos foi se soltando.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

A.K., em performance vocal irretocável, jurou nunca mais usar roupas de couro no Brasil. Sob um impiedoso sol do meio dia, exaurido, ele chegou a cantar sentado e levou um capote ao se levantar. Após a banda pisar um pouco no freio com a mais cadenciada “Suffer the Masses”, o cantor prometeu ir tomar shots do uísque patrocinador do evento até cair quando acabasse sua apresentação.

Leia também:  Therion anuncia show único no Brasil para setembro

Se comparado à quantidade de gente que se havia aglomerado para ver Nestor e começava a se juntar para Edu Falaschi no palco ao lado, o Flotsam and Jetsam não se apresentou para um público grande e nem despertou maiores comoções, apesar de algumas tímidas rodas em um momento ou outro. Nada comparado ao que se veria nos shows do Exodus e do Biohazard.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

Quando a dobradinha de “No Place for Disgrace” (1988) formada por “I Live You Die” e a faixa-título encerrou o primeiro show do palco principal do Summer Breeze, os americanos deixaram o palco ovacionados por ainda quem restava na pista e prometeram um breve retorno. Quem sabe em um horário e para um público mais propícios.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

**Este conteúdo faz parte da cobertura Summer Breeze Brasil 2024. Algumas atrações terão resenhas + fotos publicadas primeiro. A cobertura completa, de (quase) todas as atrações, sairá nos próximos dias.

Foto: Gabriel Gonçalves @dgfotografia.show

Flotsam and Jetsam — ao vivo no Summer Breeze Brasil 2024

Repertório:

  1. Hammerhead
  2. Desecrator
  3. Prisoner of time
  4. Dreams Of Death
  5. She took an axe
  6. Brace for Impact
  7. Suffer the Masses
  8. Iron Maiden
  9. I live you die
  10. No Place for Disgrace

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de showsFlotsam and Jetsam estreia no Brasil pregando para convertidos no Summer Breeze
Thiago Zuma
Thiago Zuma
Formado em Direito na PUC-SP e Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, Thiago Zuma, 43, abandonou a vida de profissional liberal e a faculdade de História na USP para entrar no serviço público, mas nunca largou o heavy metal desde 1991, viajando o mundo para ver suas bandas favoritas, novas ou velhas, e ocasionalmente colaborando com sites de música.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades