Há 54 anos, nascia Chorão; veja outros fatos da música em 9 de abril

Data marca também o lançamento de “Da Lama ao Caos”, álbum clássico de Chico Science & Nação Zumbi

Há 54 anos, em 9 de abril de 1970, nascia Chorão. O vocalista, principal compositor e único integrante constante do Charlie Brown Jr morreu em 6 de março de 2013, aos 42 anos, em decorrência de uma overdose de cocaína.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 9 de abril de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 30 anos, em 9 de abril de 1994, Chico Science & Nação Zumbi lançavam “Da Lama ao Caos”, seu disco de estreia. É citado como o responsável por inaugurar o movimento manguebeat. Os singles foram “A Cidade”, “A Praieira”, “Samba Makossa” e a faixa-título.

-> Há 46 anos, em 9 de abril de 1978, o Rainbow lançava “Long Live Rock ‘n’ Roll”, seu 3º disco de estúdio. Foi o último álbum com o vocalista Ronnie James Dio, que entrou para o Black Sabbath no ano seguinte. A faixa-título é o grande destaque.

-> Hoje, Gerard Way faz 47 anos. O vocalista do My Chemical Romance, que nasceu em 9 de abril de 1977, também trabalhou em carreira solo na música e criou histórias em quadrinhos, sendo um dos autores de “The Umbrella Academy”, que virou série pela Netflix.

-> Há 12 anos, em 9 de abril de 2012, o Alabama Shakes lançava “Boys & Girls”, seu disco de estreia. Apresenta o talentoso grupo liderado por Brittany Howard, na época mais orientado ao southern rock. A música “Hold On” foi divulgada como single.

-> Há 55 anos, em 9 de abril de 1969, Bob Dylan lançava “Nashville Skyline”, seu 9º disco de estúdio. Traz uma sonoridade bastante voltada ao country, além de mudanças no estilo vocal de Dylan, que havia parado de fumar naquela época.

Leia também:  Bruce Dickinson toca “All the Young Dudes” e “Faith” em 1º show de turnê britânica; veja vídeos

-> Há 30 anos, em 9 de abril de 1994, o Roxette lançava “Crash! Boom! Bang!”, seu 5º disco de estúdio. Mantendo as boas vendas dos antecessores, teve como singles as músicas “Sleeping in My Car”, “Fireworks”, “Run to You”, “Vulnerable” e a faixa-título.

-> Hoje, Albert Hammond Jr faz 44 anos. O guitarrista e tecladista, que nasceu em 9 de abril de 1980, ficou conhecido pelo trabalho com o Strokes, banda que integra desde a fundação, em 1998. Tem ainda uma carreira solo produtiva.

-> Há 11 anos, em 9 de abril de 2013, o Stone Sour lançava “House of Gold & Bones – Part 2”, seu 5º disco de estúdio. Completando a história iniciada no álbum anterior, marcou a despedida do guitarrista Jim Root, que deixou a banda no ano seguinte.

-> Há 34 anos, em 9 de abril de 1990, o Fleetwood Mac lançava “Behind The Mask”, seu 15º disco. Foi o primeiro após a saída do guitarrista Lindsey Buckingham e o único com seu substituto, Rick Vito. A cantora Stevie Nicks deixou o grupo após esse álbum, voltando em 1997.

-> Há 22 anos, em 9 de abril de 2002, o Motörhead lançava “Hammered”, seu 16º disco de estúdio. Considerado mediano pelo próprio Lemmy, o álbum é lembrado pela bônus “The Game”, composta por Jim Johnston e tema do lutador Triple H, da WWE.

Leia também:  “Rumours”, novo filme de Cate Blanchett, teve nome inspirado no Fleetwood Mac

-> Há 92 anos, em 9 de abril de 1932, nascia Carl Perkins. O cantor morreu em 19 de janeiro de 1998, aos 65 anos, de câncer. Foi um dos grandes nomes do rockabilly, sendo a voz original de hits como “Blue Suede Shoes”, “Matchbox”, entre outros.

-> Há 48 anos, em 9 de abril de 1976, o America lançava “Hideaway”, seu 6º disco de estúdio. Foi produzido pelo lendário George Martin, famoso por seu trabalho com os Beatles. “Today’s the Day”, “Amber Cascades” e “She’s a Liar” saíram como singles.

-> Há 42 anos, em 9 de abril de 1982, Elton John lançava “Jump Up!”, seu 16º disco de estúdio. É marcado pelo uso de vocais mais graves por parte do cantor. Os principais singles foram “Empty Garden (Hey Hey Johnny)” (homenagem a John Lennon) e “Blue Eyes”.

-> Há 8 anos, em 9 de abril de 2016, Lindsey Buckingham era demitido do Fleetwood Mac. O guitarrista encerrou sua segunda passagem pela banda, após 21 anos, devido a discordâncias com relação a uma turnê, onde queria tocar músicas menos famosas. Foi substituído por dois músicos: Neil Finn e Mike Campbell.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaHá 54 anos, nascia Chorão; veja outros fatos da música em 9...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades