A música que é a “Stairway to Heaven” do Van Halen, segundo Sammy Hagar

Para vocalista, faixa específica do álbum “For Unlawful Carnal Knowledge” (1991) seguiu mesma trajetória do clássico lançado pelo Led Zeppelin

O Van Halen coleciona uma série de hits. Presentes entre as mais executadas no Spotify, “Jump”, “Panama” e “Runnin’ with the Devil” são apenas algumas das faixas mais conhecidas da banda. Na opinião de Sammy Hagar, uma canção específica é até, de certa forma, equivalente ao clássico “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin

Conversando com o baixista Michael Anthony para um vídeo em seu canal no YouTube (via Rock Celebrities), o vocalista abordou o assunto. Enquanto os artistas refletiam a respeito do álbum “For Unlawful Carnal Knowledge” (1991), o Red Rocker mencionou as semelhanças entre a música “Right Now”, presente no disco, e “Stairway to Heaven”. 

- Advertisement -

Ele declarou:

“O engraçado de ‘Right Now’ é que essa música é como ‘Stairway to Heaven’ do Led Zeppelin. ‘Stairway to Heaven’ não foi um single que alcançou o primeiro lugar das paradas. Eu acho que nem foi realmente um single. Era apenas uma faixa tocada nas rádios. Mas acabou virando um dos maiores sucessos deles. E ‘Right Now’, acredito, atingiu o pico nos anos 2000.”

De fato, “Right Now” não conquistou o topo de paradas como a Billboard Hot 100 – sendo 55 sua posição mais alta no ranking em questão. Ainda assim, apareceu em comerciais da Pepsi, venceu três categorias do MTV Video Music Awards em 1992 pelo seu clipe e, nos últimos anos, vem sendo usada em campanhas políticas. Não é à toa que Hagar considera o single bem-sucedido.

Leia também:  Guitarrista da Allman Brothers Band, Dickey Betts morre aos 80 anos

“O vídeo ganhou ótimos reconhecimentos, conseguiu três prêmios musicais da MTV e tudo mais. Mas a música em si não era um grande sucesso nas rádios nem nada. Só que, de repente, você tinha diferentes eventos esportivos tocando trechos dela. Nós costumávamos tocar ‘Right Now’, ‘Top of the World’, ‘Poundcake’, ‘Judgment Day’ e ‘Runaround’. Essas músicas eram como os nossos sucessos ao vivo daquele disco [‘For Unlawful Carnal Knowledge’] e continuam sendo as que ainda tocamos hoje em dia.”

Van Halen e “Right Now”

Em 1992, a Pepsi estava lançando a Crystal Pepsi, variação da bebida que consagrou a empresa. O comercial tinha como trilha “Right Now”, música lançada pelo Van Halen um ano antes.

Alguns fãs se surpreenderam, pois não era do feitio do grupo ceder sua obra para campanhas do tipo. Porém, houve um motivo para isso. Em entrevista de 1996 à Guitar World, Eddie Van Halen explicou:

“A única razão pela qual demos a música à Pepsi foi porque eles iriam usá-la de qualquer maneira, regravando com músicos de estúdio, como fazem em alguns filmes de TV quando não podem usar o original… Se usarem a gravação original, terão que pagar. Caso contrário, tudo o que fazem é dar crédito e depois pagar os artistas de estúdio.”

Sendo assim, a banda se viu de mãos atadas e acabou cedendo.

Leia também:  O ingrediente que faz o AC/DC ser fenomenal, segundo Carlos Santana

“A Pepsi nos disse que eles iriam fazer isso, então dissemos: ‘Ei, espere um minuto, podemos muito bem conseguir o dinheiro’. Não tenho orgulho, você sabe. Mas era isso ou dizer: ‘Não, vá em frente, engane-nos. E fique com o dinheiro também!’”

Não foi a única vez que “Right Now” causou dores de cabeça ao Van Halen. Em vários momentos posteriores, ela foi usada em campanhas políticas, especificamente de republicanos, como John McCain e Donald Trump.

Eddie e Alex Van Halen sempre se opuseram. Contudo, a lei americana não possui alguns métodos de proteção ao copyright como outros países – incluindo o Brasil.

Em 2004, o troco foi dado quando uma imagem de George W. Bush foi projetada nos telões dos shows com a frase “Right now, nothing is more expensive than regret” (“Neste momento, nada é mais caro que o arrependimento”) projetada. O vocalista Sammy Hagar foi um financiador do então presidente americano na disputa eleitoral.

Aliás, o videoclipe de “Right Now” é um dos mais icônicos da carreira do Van Halen. Dirigido por Mark Fenske, trazia todo um conceito baseado no título da faixa, usando imagens e textos para citar coisas que as pessoas estão fazendo neste momento (“right now”) em qualquer lugar do planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música que é a “Stairway to Heaven” do Van Halen, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades