O integrante do Soundgarden que quase entrou para o Nirvana

Músico tocou com Kurt Cobain e companhia ao vivo, mas terminou vendendo merchandising para o grupo antes de obter seu sucesso

Não é segredo para ninguém que as bandas de Seattle originárias do grunge faziam parte de uma mesma “bolha”, onde integrantes trocavam de grupo nos primeiros anos. Foi em uma dessas trocas que um membro do Soundgarden esteve muito próximo de ser um músico oficial do Nirvana no fim da década de 1980.

Trata-se do baixista Ben Shepherd, que acabou entrando para o Soundgarden em 1990. Antes de se envolver com Kurt Cobain e companhia, ele chegou a fazer para a banda de Chris Cornell. A ideia era ocupar a vaga deixada pelo membro fundador Hiro Yamamoto, que saiu em 1989.

- Advertisement -

Sheperd acabou perdendo a vaga no Soundgarden para Jason Everman — curiosamente, ex-guitarrista do Nirvana. Everman permaneceu com Cornell e cia por um curto período. Foi nesse meio tempo que Ben trabalhou com Kurt e seus comandados.

Leia também:  Turnê de Paul Di’Anno pelo Brasil volta a ser adiada devido a problemas de saúde

O vínculo se deu ao vivo: Shepherd era guitarrista de shows do Nirvana, durante a turnê do álbum “Bleach” (1989). Parecia estar prestes a ser efetivado no grupo antes das sessões de “Nevermind” (1991).

Entretanto, não veio a ser. Na última turnê antes da gravação do álbum mais importante da década de 1990, ele foi relegado à mesa de merchandising.

Ben Sheperd, Nirvana e Soundgarden

No livro “Come As You Are: A História do Nirvana”, Kurt Cobain falou ao autor Michael Azerrad:

“Eu ainda me arrependo disso porque eu gosto muito daquele cara (Ben Shepherd). Ele teria trazido algo a mais para a banda, definitivamente.”

No fim das contas, Ben Shepherd obteve sua vaga no Soundgarden pouco tempo após não consegui-la em teste. Sua estreia ocorreu no álbum Badmotorfinger (1991), um dos trabalhos mais importantes da banda. Tocou em todos os trabalhos desde então. Enquanto o grupo esteve inativo, participou de projetos como o Wellwater Conspiracy, além de ter trabalhado com Mark Lanegan.

Leia também:  Eclipse solar faz Soundgarden volta a parada nos EUA com “Black Hole Sun”

Lançou em 2013 seu único álbum solo até agora, “In Deep Owl”, sob o nome de HBS.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO integrante do Soundgarden que quase entrou para o Nirvana
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades