Há 64 anos, nascia Renato Russo; veja outros fatos da música em 27 de março

Data marca também o lançamento de um álbum histórico do Scorpions, bem como do disco de estreia do Ratt

Há 64 anos, em em 27 de março de 1960, nascia Renato Russo. Considerado um dos cantores e compositores mais influentes da música brasileira, o vocalista da Legião Urbana morreu em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, vítima de complicações da Aids.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, no dia 27 de março de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 40 anos, em 27 de março de 1984, o Scorpions lançava “Love at First Sting”, seu 9º disco de estúdio. Um dos mais populares da banda, o álbum traz hits como “Rock You Like a Hurricane”, “Big City Nights” e a balada “Still Loving You”.

-> Há 29 anos, em 27 de março de 1995, o Silverchair lançava “Frogstomp”, seu disco de estreia. Foi gravado ao vivo no estúdio em 9 dias, quando os músicos tinham cerca de 15 anos. “Tomorrow”, “Pure Massacre”, “Israel’s Son”, “Shade” e “Findaway” foram os singles.

-> Há 4 anos, em 27 de março de 2020, o Pearl Jam lançava “Gigaton”, seu 11º disco de estúdio. Primeiro álbum de inéditas da banda em 7 anos, trouxe “Dance of the Clairvoyants”, “Superblood Wolfmoon”, “Quick Escape” e “Retrograde” como singles.

-> Há 39 anos, em 27 de março de 1985, o Bon Jovi lançava “7800° Fahrenheit”, seu 2º disco de estúdio. Foi o primeiro da banda a obter certificação de ouro nos EUA, também se destacando no Japão. “Only Lonely” e “In and Out of Love” foram os principais singles.

-> Há 9 anos, em 27 de março de 2015, o Nightwish lançava “Endless Forms Most Beautiful”, seu 8º disco de estúdio. Marcou a estreia da vocalista Floor Jansen, além de ser o primeiro a trazer como membro fixo o multi-instrumentista Troy Donockley.

-> Há 40 anos, em 27 de março de 1984, o Ratt lançava “Out of the Cellar”, seu disco de estreia. É o álbum de maior sucesso da banda de hard rock, com destaque aos hits “Round and Round”, “Back For More” e “Wanted Man”, promovidos como singles.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

-> Há 49 anos, em 27 de março de 1975, Rick Wakeman lançava “The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table”, seu 4º disco solo. Considerado um marco no rock progressivo, é baseado na história do lendário Rei Arthur e seus cavaleiros.

-> Há 40 anos, em 27 de março de 1984, o Run-DMC lançava “Run-DMC”, seu disco de estreia. Obteve destaque por apresentar mais peso e agressividade ao hip hop da época. As músicas “It’s Like That”, “Hard Times” e “Rock Box” saíram como singles.

-> Há 34 anos, em 27 de março de 1990, o Social Distortion lançava “Social Distortion”, seu 3º disco de estúdio. Embalado pela repercussão oferecida pela MTV, é um dos álbuns de maior sucesso da banda, com destaque aos singles “Story of My Life” e “Ball and Chain”.

-> Há 45 anos, em 27 de março de 1979, Eric Clapton se casava com Pattie Boyd, ex-esposa de George Harrison. A cerimônia aconteceu no templo Bethel, em Tucson, no estado americano do Arizona. O casal, alvo de muita polêmica nos bastidores, acabou se separando menos de 10 anos depois, em 1988.

-> Hoje, Tony Banks faz 74 anos. O tecladista, que nasceu em 27 de março de 1950, foi um dos fundadores do Genesis, tendo participado de todos os trabalhos desde o início. Também lançou uma carreira solo e teve projetos como Bankstatement e Strictly Inc.

-> Há 54 anos, em 27 de março de 1970, Ringo Starr lançava “Sentimental Journey”, seu 1º disco solo. Foi divulgado em meio ao processo de separação dos Beatles e acabou tendo sua liberação adiantada para para não concorrer com “Let It Be”.

-> Há 29 anos, em 27 de março de 1995, o Motörhead lançava “Sacrifice”, seu 12º disco de estúdio. Foi o último da banda como quarteto e a despedida do guitarrista Michael “Würzel” Burston. Lemmy Kilmister citava esse álbum como um de seus favoritos.

Leia também:  Joey Jordison nasceu há 49 anos; veja outros fatos da música em 26 de abril

-> Há 54 anos, em 27 de março de 1970, Alice Cooper lançava “Easy Action”, seu 2º disco de estúdio. Assim como a estreia, traz um som mais psicodélico e menos pesado, diferente do que seria feito a partir do próximo álbum, “Love it to Death” (1971).

-> Há 40 anos, em 27 de março de 1984, o King Crimson lançava “Three of a Perfect Pair”, seu 10º disco de estúdio. Foi o último da banda como um quarteto, formado por Robert Fripp, Adrian Belew, Tony Levin e Bill Bruford. “Sleepless” e a faixa-título foram singles.

-> Há 48 anos, em 26 de março de 1976, o Santana lançava “Amigos”, seu 7º disco de estúdio. Foi o último com o baixista David Brown e marcou a estreia do vocalista Greg Walker. “Let it Shine” saiu como single nos EUA e “Europa” no continente que a batiza.

-> Há 4 anos, em 27 de março de 2020, o Buffalo Summer lançava “Desolation Blue”, seu 3º disco de estúdio. Gravado em apenas 5 dias, traz o grupo novamente apostando bom trabalho misturando hard rock, blues e até mesmo influências alternativas.

-> Hoje, Jörg Michael faz 61 anos. O baterista, que nasceu em 27 de março de 1963, é lembrado por seu trabalho com o Stratovarius, mas tocou em várias outras bandas, como Rage, Grave Digger, Axel Rudi Pell, Running Wild, Saxon, Heavatar, Kaledon e Tom Angelripper, entre outros.

-> Há 52 anos, em 26 de março de 1972, o The Mothers lançava “Just Another Band from L.A.”, seu 2º disco ao vivo. Gravado em Los Angeles, no ano anterior, inclui a versão completa de “Billy the Mountain”, uma paródia de Frank Zappa das rock óperas da época.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaHá 64 anos, nascia Renato Russo; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades