Shigeichi Negishi, engenheiro japonês que inventou a máquina de karaokê, morreu aos 100 anos. Segundo informações do The Wall Street Journal (via Pitchfork), o falecimento ocorreu no último dia 26 de janeiro, devido a causas naturais após uma queda.
Matt Alt, jornalista que entrevistou Negishi para o livro “Pure Invention: How Japan Made the Modern World”, divulgou a notícia por meio do veículo mencionado. O profissional entrou em contato com a filha de Shigeichi, que forneceu os detalhes.
Sobre Shigeichi Negishi
Negishi nasceu em 1923, em Tóquio, no Japão – onde morou até o seu óbito. Estudou economia na Universidade Hosei e, após um período no exército, fundou a empresa de eletrônicos Nichiden Kogyo na década de 1950. Anos mais tarde, em 1967, criou e lançou a Sparko Box, um protótipo que deu origem à máquina de karaokê.
De acordo com relatos, Negishi, à época com 43 anos, cantava sozinho em seu escritório quando um funcionário zombou de sua voz. Então, o engenheiro percebeu que soaria melhor se tivesse uma faixa de apoio. Com ajuda, juntou um alto-falante, um microfone e um toca-fitas (com a versão instrumental de “Mujo no Yume”, de Yoshio Kodama). Assim, nasceu a Sparko Box.
Em seguida, rodou todo o Japão mostrando a invenção em bares, restaurantes e hotéis. Durante o período, venceu cerca de oito mil unidades do item. A última Sparko Box em funcionamento é atualmente cuidada por sua família.
Embora outros inventores japoneses tenham idealizado dispositivos semelhantes ao karaokê nas décadas de 1980 e 1990, a Sparko Box é considerada a primeira do gênero. Surgiu antes mesmo do aparelho 8 Juke, assinado por Daisuke Inoue.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.