Elton John faz 77 anos; veja outros fatos da música em 25 de março

Data marca também o falecimento de Taylor Hawkins (Foo Fighters) e o lançamento de um álbum clássico do Deep Purple

Hoje, Elton John faz 77 anos. Um dos artistas mais bem-sucedidos da história, o britânico nascido em em 25 de março de 1947 vendeu mais de 300 milhões de discos mundialmente. Fundou ainda a Elton John Aids Foundation, que já destinou mais de US$ 600 milhões ao combate à Aids.

Confira alguns dos outros principais acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, no dia 25 de março de diferentes anos:

- Advertisement -

-> Há 2 anos, Taylor Hawkins nos deixava. O baterista do Foo Fighters morreu em 25 de março de 2022, aos 50 anos. A causa não foi revelada, mas havia 10 tipos de substâncias em seu sangue, como opioides, antidepressivos e benzodiazepinas.

Foto: Oliver Halfin

-> Há 52 anos, em 25 de março de 1972, o Deep Purple lançava “Machine Head”, seu 6º disco de estúdio. Gravado no estúdio móvel dos Rolling Stones, é o álbum mais famoso da banda, com clássicos do porte de “Smoke on the Water”, “Highway Star”, “Lazy” e “Space Truckin’”.

-> Há 22 anos, em 25 de março de 2002, o Iron Maiden lançava “Rock in Rio”, seu 5º disco ao vivo. Foi gravado no festival brasileiro, em 2001, durante o último show da turnê “Brave New World”. A versão de “Run to the Hills” saiu como single.

-> Há 21 anos, em 25 de março de 2003, o Linkin Park lançava “Meteora”, seu 2º disco de estúdio. Deu continuidade ao sucesso do álbum de estreia, com destaque às músicas “Somewhere I Belong”, “Faint”, “Numb”, “From the Inside” e “Breaking the Habit”.

-> Há 33 anos, em 25 de março de 1991, o Sepultura lançava “Arise”, seu 4º disco de estúdio. Traz uma abordagem mais experimental, com influências do hardcore e da percussão latina. Os singles foram “Dead Embryonic Cells”, “Under Siege” e a faixa-título.

-> Há 82 anos, em 25 de março de 1942, nascia Aretha Franklin. A cantora morreu em 16 de agosto de 2018, aos 76 anos, vítima de câncer no pâncreas. Com mais de 75 milhões de álbuns vendidos, a “Rainha do Soul” foi uma das vozes mais importantes do estilo.

Leia também:  Como pandemia conduziu volta de Mike Portnoy ao Dream Theater

-> Há 16 anos, em 25 de março de 2008, o Cavalera Conspiracy lançava “Inflikted”, seu disco de estreia. Marcou a reunião dos irmãos Iggor e Max Cavalera após 12 anos – eles não tocavam juntos desde os tempos de “Roots”, do Sepultura, em 1996.

-> Há 58 anos, em 25 de março de 1966, nascia Jeff Healey. O cantor e guitarrista morreu em 2 de março de 2008, aos 41 anos, de câncer. Cego desde bebê, foi um dos grandes nomes do blues rock de sua geração.

-> Hoje, Frank Ferrer faz 58 anos. O baterista, que nasceu em em 25 de março de 1966, entrou para o Guns N’ Roses em 2006 e seguiu após o retorno de alguns dos membros da formação clássica. Tocou ainda com Tool, PJ Harvey, The Pixies, Neil Young e outros.

-> Há 22 anos, em 25 de março de 2002, o Blind Guardian lançava “A Night at the Opera”, seu 7º disco de estúdio. Batizado com o mesmo nome do filme dos irmãos Marx, trouxe uma abordagem mais progressiva ao som power metal da banda.

-> Hoje, Buzz Osborne faz 60 anos. O vocalista e guitarrista do Melvins, que nasceu em 25 de março de 1964, também foi um dos fundadores da banda. Outros de seus projetos incluem o Fantômas e o Venomous Concept, entre várias participações.

-> Hoje, Bob Ezrin faz 75 anos. Um dos maiores produtores do rock, o profissional de estúdio nascido em 25 de março de 1949 se consagrou pelos trabalhos com Pink Floyd, Kiss, Alice Cooper, Aerosmith, Deep Purple, Lou Reed, Deftones e 30 Seconds to Mars, entre outros.

Leia também:  Quanta grana o show de Madonna em Copa movimentará na economia do Rio

-> Hoje, Ron Keel faz 63 anos. O vocalista, que nasceu em 25 de março de 1961, ficou marcado pelo trabalho com o Steeler, Keel, IronHorse, Ron Keel Band e carreira solo. Chegou a ser chamado para cantar no Black Sabbath em 1984, gravando demos, mas não permaneceu.

-> Há 48 anos, em 25 de março de 1976, o Wings lançava “Wings at the Speed of Sound”, seu 5º disco de estúdio. Chama atenção por trazer vocais e composições de todos os membros da banda. “Silly Love Songs” e “Let ‘Em In” foram os singles.

-> Há 27 anos, em 25 de março de 1997, o Machine Head lançava “The More Things Change…”, seu 2º disco de estúdio. De repercussão discreta, foi o último trabalho a contar com o guitarrista Logan Mader, além de marcar a estreia do baterista Dave McClain.

-> Há 22 anos, em 25 de março de 2002, o Soilwork lançava “Natural Born Chaos”, seu 4º disco de estúdio. Primeiro com o tecladista Sven Karlsson, o álbum incorporou influências mais alternativas ao som da banda, além do death metal melódico tradicional.

-> Há 54 anos, em 25 de março de 1970, Jimi Hendrix lançava o disco ao vivo “Band of Gypsys”. Primeiro sem a banda original Jimi Hendrix Experience, o álbum é considerado pioneiro no funk rock, pela forma como as músicas foram arranjadas.

-> Há 16 anos, em 25 de março de 2008, o The Raconteurs lançava “Consolers of the Lonely”, seu 2º disco de estúdio. Gravado em segredo, foi anunciado só uma semana antes de chegar a público. “Salute Your Solution” e “Many Shades of Black” foram os principais singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaElton John faz 77 anos; veja outros fatos da música em 25...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades