O significado do nome Blink-182

Banda se chamava apenas "Blink" e adicionou o 182 para evitar briga na Justiça — o que gerou diversas teorias sobre sua inclusão

O Blink-182 é uma das bandas mais importantes da cena pop punk. Na ativa desde os anos 1990, o grupo já vendeu 50 milhões de discos em todo o planeta e até hoje realiza shows lotados. Sua história rende algumas curiosidades, por exemplo: qual o significado do nome Blink-182?

Quando ainda dava seus primeiros passos, a banda chegou a ter outros nomes antes do atual. No entanto, para evitar uma possível briga na Justiça, foi preciso adicionar o número 182 ao final — o que já rendeu diversas explicações sobre sua escolha.

- Advertisement -

A seguir, entenda todo o significado do nome Blink-182.

O Blink-182 foi criado na cidade americana de Poway, Califórnia, em agosto de 1992. Originalmente, o lineup era composto por Tom DeLonge nos vocais e guitarra, Mark Hoppus no baixo e vocais e Scott Raynor na bateria (anos mais tarde, substituído por Travis Barker).

Em seus primeiros dias, a banda existiu com os nomes Duck Tape e Figure 8 até que DeLonge teve a ideia de batizá-la apenas de Blink – que significa “piscar” em português. Foi justamente com este nome que a banda lançou seu primeiro disco, “Cheshire Cat” (1995).

Leia também:  O disco desafiador de Robert Plant que o fez duvidar da própria capacidade
Capa de "Cheshire Cat", álbum de estreia do Blink-182, à época chamado apenas Blink
Capa de “Cheshire Cat”, álbum de estreia do Blink-182, à época chamado apenas Blink

No entanto, não demorou muito para os integrantes descobrirem que já existia uma banda irlandesa homônima. Claro, o Blink da Irlanda não gostou muito dessa história e ameaçou entrar na Justiça, com a alegação de que havia escolhido o nome primeiro.

A Cargo Music, gravadora da banda na época, logo recomendou uma mudança de nome justamente para evitar mais problemas. Foi aí que o número 182 foi adicionado e surgiu o nome Blink-182.

E o que significa o 182?

Por muito tempo, surgiram diversas especulações sobre o significado do 182 escolhido pelo grupo. Uma das mais conhecidas afirmava que esse era o número de vezes que Tony Montana, protagonista do filme “Scarface” (1983), disse o palavrão “f#ck” no decorrer do longa.

Outras explicações afirmaram que se tratava de uma homenagem ao filme “Turk 182” (1985) ou que esse era o peso ideal de Mark Hoppus – 182 libras, o equivalente a pouco mais de 82 kg.

Apenas em 2018 que o significado, de certa forma, foi desvendado. Tom DeLonge respondeu a um tweet do apresentador e comediante James Corden, que chamou a banda de “Blink one-eighty two” (ou “Blink um oitenta e dois”, se traduzirmos literalmente), a nomenclatura que os fãs acreditaram ser a correta por anos.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

No entanto, o vocalista e guitarrista do grupo deixou bem claro que o número é pronunciado de outra maneira:

“É, na verdade, Blink eighteen-two (‘Blink dezoito dois’). As pessoas falaram errado por anos. Algumas vezes, isso pode acontecer com arte elevada, complexa e pensativa.”

DeLonge não deu explicações sobre o significado do número, mas a Spin investigou a questão mais a fundo e pode ter desvendado o mistério.

Segundo o veículo, o próprio Tom foi expulso no colégio de ensino médio onde estudava por ter participado de um jogo de basquete bêbado. Sem ter muita escolha, teve de se transferir para uma escola que ficava na cidade vizinha de Rancho Bernardo.

Foi aí que o portal notou o seguinte: a sigla para o local é “RB”. A letra R é a 18ª do alfabeto, enquanto a B é a . Basta juntar os dois números que eles dão justamente 182.

Tom DeLonge nunca se manifestou se a explicação do site está mesmo correta. De qualquer forma, não deixa de ser uma teoria plausível.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO significado do nome Blink-182
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades