Roberto de Carvalho anuncia autobiografia para segundo semestre de 2024

Auxiliado por Guilherme Samora, viúvo e parceiro musical de Rita Lee terá obra lançada pela Globo Livros

Roberto de Carvalho tem mergulhado em sua história para escrever uma autobiografia. A obra, ainda sem título ou capa revelados, será lançada pela Globo Livros no segundo semestre, em data a definir.

Em material de divulgação, a editora afirma que Rita Lee sempre foi a maior entusiasta do livro — e vinha sugerindo há anos que ele registrasse sua vida no papel. A eterna parceira de Roberto na vida e na música faleceu no dia 8 de maio do ano passado, aos 75 anos, após uma luta contra um câncer no pulmão.

- Advertisement -

Na obra, Roberto conta com a ajuda de Guilherme Samora. O jornalista e editor se envolveu em diversos projetos relacionados à vida e obra de Rita.

Hoje com 71 anos, Roberto de Carvalho conheceu Rita Lee, em 1975, por intermédio de Ney Matogrosso — à época, ele era guitarrista da banda do cantor. A partir daí, envolveu-se com Rita tanto em afeto quanto em profissão, gravando vários trabalhos em parceria. Ao lado dela, compôs hits como “Lança Perfume”, “Saúde”, “Banho de Espuma”, “Alô Alô Marciano”, “Mania de Você”, “Desculpe o Auê”, entre outros.

Nova autobiografia de Rita Lee

Em 22 de maio último, semanas após a morte de Rita Lee, o segundo livro de memórias da cantora foi lançado pela Globo Livros. “Outra autobiografia” havia sido anunciado em março. A data foi escolhida por ser dedicada à Santa Rita de Cássia.

Leia também:  Ace Frehley faz 73 anos; veja outros fatos da música em 27 de abril

O título faz alusão a “Rita Lee: Uma autobiografia”, seu livro anterior, lançado em 2016. Em termos de conteúdo, o segundo volume aborda o período mais recente da vida da cantora, após se aposentar dos palcos, e sua batalha contra o câncer.

Roberto de Carvalho e os projetos

Em junho último, pouco mais de um mês e meio após a morte de Rita Lee, Roberto de Carvalho concedeu entrevista à revista Veja. Entre várias declarações e lembranças de seu grande amor, também projetou o futuro. Os planos envolvem projetos que entrelaçarão o músico e seus filhos na realização.

Em seus últimos anos, a própria artista já havia deixado claro que muito material inédito estava disponível para ser aproveitado. Roberto falou sobre as propostas que estão sendo trabalhadas.

“Nossos filhos é que estão envolvidos nessa parte. João fez recentemente uma bela releitura de nossos hits e lançou álbuns com remixes. Beto está fazendo shows em homenagem a ela com uma banda formada por músicos que já tocaram conosco. E Antônio, que é das artes plásticas, está desenvolvendo coisas nessa área. Vou supervisionar tudo.”

O mote principal gira em torno de uma cinebiografia contando a história do casal.

Leia também:  Slipknot faz 1º show grande com Eloy Casagrande; veja vídeos e setlist

“Tenho interesse em fazer um filme sobre nossa história de amor, uma love story musical. Temos, ainda, muitos shows ao vivo gravados e algumas músicas inéditas (mas não muitas).”

Se não há muito material inédito, há bastante coisa que ainda pode ser aproveitada. E os Beatles podem ser uma fonte de inspiração para iniciativas.

“Lançaremos em disco a apresentação que fizemos em 2002 no Luna Park, em Buenos Aires, por exemplo. Li que Paul McCartney vai usar inteligência artificial para restaurar a voz de John Lennon em uma fita demo. Também temos coisas gravadas em fitinhas cassetes dos anos 1970 e 80. Quem sabe o que pode acontecer? É necessário tempo e tecnologia para que essas coisas sejam feitas.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRoberto de Carvalho anuncia autobiografia para segundo semestre de 2024
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades