Jimmy Van Eaton, baterista pioneiro do rock and roll, morre aos 86 anos

Instrumentista teve longa parceria com Jerry Lee Lewis, além de ter gravado com outros astros da música

Morreu na última sexta-feira (9), aos 86 anos, o baterista Jimmy Van Eaton. Também conhecido pelo apelido J.M. Van Eaton, foi um dos primeiros instrumentistas a se dedicar com afinco ao estilo que seria conhecido como rock and roll. Foi músico contratado da Sun Records, uma das gravadoras mais importante nos primórdios do gênero.

Sua maior parceria se deu com Jerry Lee Lewis, que se referia ao amigo como “o baterista criativo do rock and roll”. Colaborou com o astro entre 1956 e 1959, gravando clássicos como “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On”. Também participou de registro de Johnny Cash, Roy Orbison, Charlie Rich, Charlie Feathers, Bill Justis e Ray Smith, entre outros.

- Advertisement -
Leia também:  Guitarrista do Foreigner, Mick Jones revela diagnóstico de Parkinson

Após casar e se mudar para a Filadélfia na década seguinte, se afastou do meio musical. Retornou nos anos 1970, se juntando à Sun Rhythm Section em turnês de nostalgia. Nos 1980s, voltou a tocar com Jerry em participações especiais.

Lançou o álbum solo “The Beat Goes On” em 1998. O trabalho contava com novas versões para alguns sucessos que havia registrado no passado.

Jimmy e o Memphis Music Hall of Fame

Uma das últimas aparições públicas de Jimmy aconteceu em 15 de setembro de 2022, quando foi homenageado na cerimônia do Memphis Music Hall of Fame. No dia, se apresentou com a banda da festa.

A causa do falecimento não foi revelada. Van Eaton deixa a esposa Deborah e um casal de filhos, Anna e Alex.

Leia também:  CPM 22 conclui gravações de novo álbum: “finalmente”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJimmy Van Eaton, baterista pioneiro do rock and roll, morre aos 86...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades