Ace Frehley diz que Eddie Van Halen pode ter se inspirado nele para fazer o tapping

Guitarrista original do Kiss lembra do icônico instrumentista o observando em shows nos anos 1970

A história do Van Halen com o Kiss é reconhecida por todo fã que deu uma mera pesquisada na história de ambos. É sabido que Gene Simmons descobriu o grupo e financiou sua primeira demo – além de usar Eddie e Alex como auxílio na criação das demos para o álbum “Love Gun” (1977). Uma matéria mais detalhada sobre o período pode ser conferida clicando aqui.

Mas Ace Frehley vai além. Durante entrevista ao Premier Guitar’s Shred With Shifty, podcast de Chris Shiflett (Foo Fighters), o Spaceman original alegou que o revolucionário guitarrista, falecido em 2020, pode ter se inspirado nele. Especificamente na técnica que o popularizou.

- Advertisement -

Conforme transcrição do Ultimate Guitar, ele disse:

“Antes do Van Halen se tornar famoso, Gene [Simmons] os descobriu. Mas tudo o que posso dizer é que quando eu estava fazendo meu solo de guitarra no Madison Square Garden antes de eles se tornarem famosos, Eddie estava no pit observando cada maldito movimento que eu fazia.”

Frehley admitiu uma diferença entre a forma como ele fazia o tapping e a que consagrou Van Halen.

Leia também:  A reação de Michael Douglas a ter virado sinônimo de droga no Brasil

“Eu fazia com a palheta, não com o dedo. Eddie provavelmente tirou algumas ideias de mim, assim como eu tirei ideias de outros guitarristas. E ele conseguiu.”

Questionado sobre como introduziu o recurso ao seu vocabulário artístico, Ace respondeu:

“Pelo que me lembro, acho que acabei inventando isso. Não sei.”

Eddie Van Halen e Ace Frehley

Curiosamente, Eddie já foi bem áspero em declarações sobre Ace. No passado, ele chegou a dizer:

“Eu não vejo o Kiss como uma coisa inspirada em relação a guitarra. Não estou detonando o Kiss. Eu amo Gene Simmons, ele nos ajudou no começo e sem ele, provavelmente não seríamos o que somos hoje. Mas daí a dizer que Ace Frehley foi a razão para alguém começar a tocar guitarra?”

Mas afinal, quem inspirou o tapping?

Na já lendária entrevista ao Smithsonian National Museum of American History, em 2015, Eddie falou sobre como passou a usar a famosa técnica que consiste em usar as duas mãos nos braços da guitarra. De saída, já fez questão de deixar claro algo que muitos sabem: ele não foi o criador do malabarismo.

Leia também:  A resposta afiada de Gene Simmons à alegação de que o Kiss é mercenário

“Sabe, antes da internet ninguém conseguia pesquisar coisas assim. Ultimamente todo mundo está dizendo: ‘oh, Eddie Van Halen não inventou o taping, o hammer-on e o pull-off, e isso e aquilo. E eu nunca afirmei que tinha inventado! Sei como e quando descobri como fazer. E, além disso, nunca ouvi ninguém fazer com isso o que eu fiz, que são peças musicais de verdade.”

A resposta é um tanto simples e até mesmo óbvia: Jimmy Page.

“Nunca esquecerei que Alex e eu íamos a todos os shows no The Forum, em Los Angeles. Um dia o Led Zeppelin estava tocando e Jimmy Page estava tirando sons da guitarra, mas com a mão direita no ar! Basicamente, eu apenas passei a usar as duas mãos. Assim, você não pode dizer qual dedo estou usando.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAce Frehley diz que Eddie Van Halen pode ter se inspirado nele...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades