Como era trabalhar com Chris Cornell no Temple of the Dog, segundo Stone Gossard

Vocalista do Soundgarden foi definido pelo colega do Pearl Jam como “o melhor de todos os tempos”

O supergrupo Temple of the Dog foi idealizado por Chris Cornell, em 1990, após a morte de Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone.

Cornell trouxe o baterista de seu Soundgarden, Matt Cameron, para participar. Os demais se tornariam integrantes do Pearl Jam: o também cantor Eddie Vedder, os guitarristas Mike McCready e Stone Gossard e o baixista Jeff Ament (os dois últimos, também membros do Mother Love Bone).

- Advertisement -

Em entrevista de 2022 à Riff TV (via Ultimate Guitar), Gossard refletiu sobre o período. O guitarrista demonstrou admiração por Cornell e revelou que o processo de produção do álbum homônimo do supergrupo, lançado em 1991, foi fluido. 

“Quanto mais ouço Chris e mais me aprofundo no que ele fez quando estava vivo, fico cada vez mais impressionado com ele e admirado com seu talento natural. Fizemos o álbum ‘Temple of the Dog’ e ensaiamos umas quatro vezes. Ele nos mostrou as músicas, meio que sabíamos como tocá-las. Matt Cameron foi simplesmente inacreditável. Eles nos mostraram como fazer um disco em cinco dias. Ouço aquele disco e não me lembro de tocar metade dele, mas é provavelmente um dos melhores discos com os quais já estive envolvido.”

Stone também comentou a relação de Chris com a perda de Andrew. Aproveitou, ainda, para demonstrar gratidão por ter sido convidado para o projeto.  

Leia também:  O “garoto que substituiu Eric Clapton” e depois virou guitarrista do Poison

“Ele foi tão generoso em nos dar a oportunidade de fazer um disco depois que perdemos nosso vocalista para uma overdose de heroína. Foi uma época horrível. Ele amava Andy. Ele morava com Andy, passavam muito tempo juntos. Chris dizia para fazer um disco juntos e compôs músicas lindas e sensíveis, em uma época em que tudo era pesado. Ele dizia: ‘posso fazer uma balada, posso fazer uma canção de amor, posso fazer essas coisas que estão fora do gênero’. Na época, foi muito diferente. Ele é o maior… ele é o G.O.A.T [sigla em inglês para ‘melhor de todos os tempos’], talvez.”

Sobre Stone Gossard

Stone Gossard iniciou sua trajetória ao lado do Green River, uma das bandas pioneiras do grunge na década de 1980. Em 1988 o grupo passou por uma cisão e três dos cinco integrantes se juntaram aos membros da Malfunkshun, formando o Mother Love Bone. 

A banda, liderada por Andrew Wood, foi uma das primeiras a se consagrar para além das fronteiras de Seattle. Porém, em 19 de março de 1990, dias antes do lançamento do álbum de estreia “Apple”, o cantor faleceu aos 24 anos em decorrência de uma overdose de heroína.

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Nesse período, Gossard foi convidado por Chris Cornell para participar do Temple of the Dog, tributo a Andrew. O projeto rendeu o álbum homônimo lançado em 1991. Inicialmente, passou despercebido, mas alcançou o status de clássico com seu relançamento após a consagração comercial do grunge, vinda do sucesso mundial do Nirvana. 

No mesmo período, o Pearl Jam de Stone Gossard se consagrou e seu álbum de estreia, “Ten” (1991), foi lançado. O disco alcançou o segundo lugar da Billboard 200 em 1992. Estima-se que tenha vendido mais de 13 milhões de cópias somente nos Estados Unidos.

A trajetória do Pearl Jam envolveu mais de 10 álbuns de estúdio e mais de 85 milhões de cópias vendidas mundialmente, além de várias turnês mundiais. O grupo entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2017.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo era trabalhar com Chris Cornell no Temple of the Dog, segundo...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades