A parte mais desafiadora de se tocar músicas de Eddie Van Halen, segundo Steve Vai

Guitarrista foi parte da banda solo de David Lee Roth após sua saída do Van Halen e tocava ao vivo material da banda

Nas duas turnês que fez com David Lee Roth, Steve Vai tocou músicas do Van Halen. Obviamente, ter a capacidade de reproduzir as partes de Eddie com excelência contou para sua escolha, já que não haveria como fugir do material.

Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, o guitarrista falou sobre o aprendizado e dificuldades encontradas pelo caminho. De acordo com as próprias lembranças, os aspectos que vão além da teoria eram bastante desafiadores.

- Advertisement -

Ele lembra:

“O aspecto mais desafiador foi decifrar como Edward quantificava suas partes. Elas não tinham arestas vivas. Isso é difícil de explicar, mas são arestas bem arredondadas. Sua capacidade de sincronizar com o irmão era mágica. Encontrar o groove certo foi interessante, porque Alex não tocava reto como uma bateria eletrônica. A maneira como duelavam era notável. Isso é algo que você não descobre apenas aprendendo onde colocar os dedos. Eu tocava aquelas músicas com Gregg Bissonette, que é um baterista fabuloso, mas um pouco mais direto no groove. Alex flui mais. Então soava um pouco diferente.”

Apesar da dura tarefa, Vai considerou a oportunidade de tocar as músicas do Van Halen incrível.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

“Como guitarrista, tocar as partes de Edward é uma alegria porque elas são perfeitamente orquestradas. Caem em suas mãos lindamente na maneira como são projetadas. Mesmo assim, você pode aprender a tocá-los, mas não vai soar como ele. Quando as reproduzia, claramente era eu tocando as partes dele. Fiz o meu melhor para prestar respeito e ficou muito agradável. Foi incrível executar aquelas músicas para 25 mil pessoas por noite.”

Steve Vai atualmente

Recentemente, Steve Vai deu início a uma turnê comemorativa da formação original do projeto G3, tendo Joe Satriani e Eric Johnson na parceria. O guitarrista seguirá em turnê com seu professor nos próximos meses. Uma música inédita da dupla foi anunciada nos últimos dias.

Leia também:  O disco desafiador de Robert Plant que o fez duvidar da própria capacidade

“Inviolate”, seu álbum de estúdio mais recente, saiu em 2022. O trabalho chegou ao Top 40 nas paradas do Japão, Países Baixos e Suíça.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA parte mais desafiadora de se tocar músicas de Eddie Van Halen,...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades