Morrissey acusa mídia de tentar apagá-lo dos Smiths

Vocalista usou seu site, onde costuma emitir pronunciamentos oficiais, para proferir a acusação

Sempre em busca de polêmicas, Morrissey publicou uma declaração em seu site na qual afirma haver um movimento orquestrado na mídia visando excluí-lo de ser “a essência central do Smiths”.

Na postagem, intitulada “Cancel Culture Begins at Home” (“A cultura do cancelamento começa em casa”, em português), o artista refutou aparentes alegações do fundador da Rough Trade Records, Geoff Travis, além de publicações sobre as origens do grupo que o consagrou.

- Advertisement -

Curiosamente, ele não aponta alvos específicos, citando “a mídia” de forma generalista. Alega o cantor no Morrissey Central:

“Vários sites de notícias afirmam agora que o encontro inicial na Rough Trade Records teve participação de ‘Johnny Marr e Andy Rourke’, embora Andy nem fosse um membro comprometido com a banda naquele momento. A reunião, é claro, foi entre Morrissey e Marr. Até mesmo Geoff Travis decidiu de repente que ‘não consegue se lembrar quem estava com Johnny’, embora tenha olhado diretamente nos meus olhos naquele mesmo dia e dito que gostariam de lançar ‘Hand In Glove’ imediatamente. Então, o mais importante, me disse que o nome dele era Geoff com G, não Jeff com J. Os cães estão atacando!”

A seguir, o frontman foi além, traçando até mesmo um paralelo com outra lenda do rock britânico.

Leia também:  Como um comercial de manteiga salvou a carreira de John Lydon

“De fato, eu inventei o nome do grupo, os títulos das músicas, os títulos dos álbuns, a arte, as melodias vocais e todos os sentimentos líricos vieram do coração. É como dizer que Mick Jagger não tinha nada a ver com a origem dos Rolling Stones.”

Morrissey assinou a postagem do blog afirmando que “lutará até o último suspiro” para garantir que seu papel central nos Smiths seja reconhecido.

Morrissey e as conspirações externas

Não é a primeira vez que Morrissey demonstra uma atitude paranoica em torno da sua reputação. Em 2022, o músico acusou a gravadora Capitol Records, sem apresentar provas, de sabotar o álbum que vinha preparando devido aos seus pontos de vista “muito diversos”.

Intitulado “Bonfire of Teenagers”, o disco conta com participações de Miley Cyrus, Iggy Pop, os guitarristas Jesse Tobias e Josh Klinghoffer, o baterista Chad Smith e o baixista Flea – os últimos ligados ao Red Hot Chili Peppers. O trabalho foi produzido por Andrew Watt.

Shows no Brasil

Morrissey fará dois shows no Brasil em 2024. As apresentações acontecem em São Paulo (Espaço Unimed) e Brasília (Opera Hall), respectivamente nos dias 22 e 24 de fevereiro.

As datas originais seriam 27 (São Paulo) e 30 de setembro (Brasília) do ano passado. No entanto, uma infecção por dengue fez com que o cantor adiasse toda a turnê pela América Latina. Além do Brasil, havia compromissos marcados no México, Peru, Colômbia, Chile e Argentina.

Leia também:  Per Gessle reage a versões de Roxette por Pabllo Vittar, Gusttavo Lima e mais

Os ingressos adquiridos anteriormente continuam válidos e não será necessária nenhuma alteração. Os fãs que desejam solicitar reembolso devem entrar em contato com as tiqueteiras Ticket360 (São Paulo) e Showpass (Brasília). Por meio desses sites, também é possível comprar entradas para ambas as performances.

Sobre o The Smiths

Fundado em Manchester, Inglaterra, no ano de 1982, o The Smiths é considerado uma das bandas mais importantes da música independente britânica dos anos 1980. Todos os seus álbuns de estúdio alcançaram o Top 5 na parada do Reino Unido, com “Meat is Murder” (1985) chegando ao topo.

Tensões internas levaram à separação em 1987, seguida por uma série de bate-bocas públicos através da imprensa e ações judiciais. Mesmo com ofertas para reuniões, os integrantes nunca chegaram a um consenso. O baixista Andy Rourke morreu em maio de 2023, aos 59 anos, em decorrência de um câncer pancreático.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorrissey acusa mídia de tentar apagá-lo dos Smiths
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades