Os dois diretores que inventaram o cinema, segundo Martin Scorsese

Escolhidos pelo diretor são considerados pioneiros dos primórdios do cinema, já que empregavam técnicas que se tornaram famosas no ramo

Por mais que tenha uma carreira de sucesso na indústria cinematográfica e se tornado uma referência para cineastas mais novos, Martin Scorsese também teve suas inspirações no início da carreira. O diretor já até revelou quais foram os colegas de profissão que, segundo ele, “inventaram o cinema”.

Scorsese fez a revelação em uma entrevista de 2010 à DirecTV. Indo direto ao ponto, os dois diretores em questão são George Méliès e o polêmico D.W. Griffith.

- Advertisement -

Méliès foi uma inspiração tão grande para Scorsese que o americano gravou um filme em homenagem ao francês: “A Invenção de Hugo Cabret” (2011). Além disso, Martin estudou extensivamente os trabalhos de seu ídolo.

Scorsese afirmou que se tornou fã de Méliès por considerá-lo inovador e ter feito uso de efeitos especiais ainda nos primórdios do cinema.

Leia também:  Homens que acusam Michael Jackson de abuso querem julgamento antes de filme

“(Méliès) estendeu e aprofundou a experiência do cinema no século 19 por usar sua câmera como um dispositivo mágico, que fazia pessoas desaparecerem, trocarem de lado para outro de uma sala ou passarem por metamorfoses incríveis. Tudo isso com um ritmo de fração de segundo em cenários pintados com amor, que muitas vezes pareciam manuscritos medievais que ganhavam vida, especialmente os filmes coloridos à mão.”

Já D.W. Griffith, por mais que tenha sido um importante nome na mesma época, também se tornou muito criticado nos tempos atuais por ter gravado filmes considerados racistas. Apesar disso, Scorsese afirma que Griffith se tornou uma inspiração para ele por também considerá-lo um pioneiro.

Leia também:  A bizarra morte de Brandon Lee, durante filmagens de “O Corvo”

“Griffith empregava a distância focal, composição no espaço, atuação ligada com uma sensibilidade extrema com a câmera, movimento com o frame e a técnica de cross-cutting, entre várias outras descobertas e inovações, além de ter pavimentado um caminho para o cinema como uma forma de arte no século que se iniciava.”

As influências de Martin Scorsese

Martin Scorsese terminou seu raciocínio exaltando os trabalhos de dois diretores.

“Fico muito entusiasmado quando assisto a esses filmes. Influenciaram todos para sempre e nos faz lembrar daqueles que fizeram uma vida no cinema, de onde viemos e para onde vamos.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs dois diretores que inventaram o cinema, segundo Martin Scorsese
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades