Green Day tocará “Dookie” e “American Idiot” na íntegra em turnê

Banda gravou os dois com o produtor Rob Cavallo, com quem se reuniu para registrar “Saviors”, seu próximo álbum

O Green Day confirmou que executará os álbuns “Dookie” (1994) e “American Idiot” (2004) em sua vindoura turnê pela Europa e por estádios norte-americanos. Os dois discos mais vendidos da carreira da banda foram produzidos por Rob Cavallo, com quem se reuniram para registrar “Saviors”, marcado para sair nesta sexta-feira (19).

A informação foi confirmada pelo baixista Mike Dirnt, em declaração concedida à Rolling Stone.  Os shows acontecem a partir do final de maio. Nos Estados Unidos, a abertura dos concertos ficará por conta de Smashing Pumpkins, Rancid e The Linda Lindas.

- Advertisement -

Disse o músico à revista:

“Que grande momento será. Nunca fizemos nada assim antes e há uma boa chance de nunca mais fazermos novamente.”

Mike ainda tentou explicar como a dinâmica das apresentações funcionará.

Leia também:  Reboot de “O Corvo” com Bill Skarsgård ganha data de estreia e fotos

“A execução dos dois discos levará uns 90 minutos, mais ou menos. Depois, ainda pretendemos dedicar entre 35 e 45 para o resto do material, incluindo ‘Saviors’.”

Green Day e “Dookie”

Lançado em 1º de fevereiro de 1994, “Dookie” marcou a estreia do Green Day por uma gravadora major – a Reprise Records, fundada por Frank Sinatra em 1960 e operada pelo grupo Warner Music. Foi peça fundamental no ressurgimento do punk rock para as massas na década em questão.

Chegou ao 2º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos. Também alcançou o topo no Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Até hoje, vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

No Brasil, faturou premiação de ouro por ultrapassar 100 mil unidades comercializadas – número bastante significativo para um artista de rock internacional.

Leia também:  Um relato apaixonado de Kate Bush sobre a beleza dos discos de vinil

Sobre “American Idiot”

Disponibilizado em 20 de setembro de 2004, “American Idiot” é o sétimo álbum de estúdio do grupo. Conceitual, é descrito por seus próprios integrantes como uma “punk rock opera”. É considerado um dos clássicos modernos do estilo por mídia e público.

Impulsionado por singles como a faixa-título, “Boulevard of Broken Dreams”, “Holiday”, “Wake Me Up When September Ends” e “Jesus of Suburbia”, vendeu mais de 16 milhões de cópias até hoje. Assim como “Dookie”, também recebeu premiação dourada em terras brasileiras.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGreen Day tocará “Dookie” e “American Idiot” na íntegra em turnê
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades