A música do Van Halen que deixa Billie Joe Armstrong “possuído” até hoje

Canção abre o álbum “Fair Warning” com uma das performances mais marcantes de Eddie Van Halen

Ao apertar o play no álbum “Fair Warning” (1981), do Van Halen, o ouvinte é confrontado com mais um momento da genialidade que consagrou Eddie Van Halen como um dos maiores nomes da história da guitarra.

A introdução da faixa “Mean Street” oferece uma pegada percussiva nas seis cordas, criando um som difícil de ser reproduzido com exatidão. A ponto de outro figurão da função, Joe Satriani, ter pagado um mico público recentemente ao tentar tocá-la.

- Advertisement -

Billie Joe Armstrong foi um dos fisgados pela performance. Durante recente entrevista ao “WTF with Marc Maron Podcast”, transcrita pelo Louder, o líder do Green Day mensurou o impacto tendo outra banda histórica como parâmetro.

“Dois dos primeiros discos que comprei foram ‘For Those About To Rock’, do AC/DC, e ‘Fair Warning’, do Van Halen. É uma loucura, porque as pessoas sempre pensaram em AC/DC… Acho que por causa da capa de ‘Highway to Hell’, como a banda do ‘demônio’, enquanto o Van Halen era mais uma banda pop e feliz… mas quando ouvi o início de ‘Mean Street’, e o jeito que Eddie toca aquele solo de guitarra no começo, eu senti como se os demônios estivessem saindo do inferno. Era como se estivesse sendo possuído ou algo assim, tive uma reação louca a isso … Até hoje, ainda, quando ouço aquele solo, fico impressionado.”

As “guitarras olímpicas” do heavy metal

Apesar de ser uma figura ligada ao punk rock, Billie jamais escondeu seu apreço pelo heavy metal. Sua tese sobre a atração que sente envolve o desenvolvimento da guitarra no estilo.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

“O metal é como se fosse a competição olímpica da guitarra. Não tive capacidade ou tempo para chegar perto de Eddie. Mas o que eu notei sobre o Van Halen foi que eles escreveram músicas incríveis, com melodia e letras divertidas. E senti que isso acontecia de forma natural.”

Mesmo assim, o músico se orgulha de finalmente ter aprendido a tocar uma música de Ozzy Osbourne que o acompanha desde a infância.

“Aprendi no YouTube como fazer o solo de Randy Rhoads em ‘Crazy Train’. Aqui estou, com 51 anos, me parabenizando por um solo de guitarra que venho tentando tocar desde os 10 anos!”

Van Halen e “Fair Warning”

Lançado em 29 de abril de 1981, “Fair Warning” é o quarto álbum do Van Halen. Foi o que menos vendeu entre os trabalhos da formação original, mal ultrapassando 2 milhões de cópias nos Estados Unidos e chegando ao 5º lugar na Billboard 200. Mesmo assim, conta com admiração da maior parte dos fãs e crítica.

Leia também:  Veja setlists do Anthrax em 2024 e saiba o que esperar no Summer Breeze

Marcou a primeira investida do grupo em sintetizadores, o que se aprofundaria com o passar do tempo. As sessões de gravação evidenciaram os primeiros sinais de tensão entre Eddie Van Halen e David Lee Roth. O guitarrista buscava sonoridades mais dark e complexas, em contraponto ao estilo genuinamente pop do vocalista.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Van Halen que deixa Billie Joe Armstrong “possuído” até...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades