Os Beatles deixaram de existir enquanto conjunto em 1970. Dez anos mais tarde, John Lennon foi assassinado e mandou para o espaço qualquer esperança dos fãs em ver o Fab Four junto novamente. A opção, que já parecia inalcançável, se tornou definitiva a partir de então.
Na metade dos anos 1990, os três remanescentes – que hoje são dois – se reencontraram para o projeto “Anthology”. Juntos, reaproveitaram ideias do falecido colega e deram origem a novas músicas. Uma delas, “Now and Then”, saiu apenas recentemente, após um árduo trabalho de restauração.
Em depoimento resgatado pelo Showbiz Cheatsheet, George Harrison refletiu sobre o porquê de não poder existir uma outra versão do grupo que não fosse com os quatro integrantes que mudaram o mundo.
“Sempre tivemos problemas entre nós três, nós quatro naquela época. Mas se algum de nós não estivesse mais presente, não pegaríamos Roger Waters ou David Gilmour e sairíamos por aí como The Beatles. Portanto, a única outra pessoa que poderia estar presente era John.”
Os Beatles e… Eric Clapton?
Curiosamente, Lennon não necessariamente via a situação da mesma forma. Durante as sessões de “Let it Be”, quando George teve um acesso de raiva e decidiu sair da banda por alguns dias, o marido de Yoko Ono não se abalou. Em diálogo registrado com Paul McCartney, chegou a sugerir:
“Se ele não voltar até terça-feira, vamos chamar Eric Clapton.”
Não se sabe se John estava falando sério ou foi apenas um desabafo na mesma medida do colega. O fato é que George regressou antes do prazo se esgotar.
Em entrevista ao The Real Music Observer, transcrita pelo Rock Celebrities, Clapton foi questionado sobre qual seria sua reação caso o convite para integrar a banda mais icônica da história da música popular realmente tivesse ocorrido.
“Sim, eu teria pensado na possibilidade. Porém, minha lealdade a George teria falado mais alto. Claro que seria algo a se considerar, mas no fim das contas eu teria ficado ao lado dele”.
“Anthology”
O projeto “Anthology” rendeu três álbuns duplos, uma série em vídeo (exibida no Brasil pela Rede Globo) e livro. Apenas os discos somados venderam mais de 20 milhões de cópias em todo o planeta.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.