Spotify se retira de dois festivais na França devido a mudanças em taxação de streamings

Plataforma deixará de apoiar os eventos Francofolies de La Rochelle e Printemps de Bourges a partir de 2024

O Spotify deixou de apoiar dois festivais de música na França após o país anunciar a taxação dos serviços de streaming. A partir do próximo ano, a empresa não terá mais qualquer relação com os tradicionais eventos Francofolies de La Rochelle e Printemps de Bourges.

No início deste mês, Emmanuel Macron, presidente francês, divulgou a nova medida (via NME). Conforme o Ministério da Cultura local, as plataformas cuja receita anual ultrapassam os € 20 milhões devem pagar 1,2% do valor faturado no país aos cofres públicos. A ideia é investir a quantia recebida no Centro Nacional de Música (CNM), órgão criado em 2020 para apoiar a indústria musical francesa. 

- Advertisement -

Diante da notícia, um representante do Spotify descreveu a ação como “injusta e desproporcional” e “um verdadeiro golpe para a inovação e para as perspectivas de crescimento da música gravada na França”. Agora, Antoine Monin, diretor geral da plataforma no país, publicou no X/Twitter: 

“Após o anúncio da implementação de um imposto sobre o streaming de música na França, lamentamos anunciar que o Spotify França deixará de apoiar os festivais Francofolies de la Rochelle e as Printemps de Bourges, a partir de 2024, financeiramente e através de ativações a favor de artistas emergentes. Outros anúncios virão em 2024.”

Spotify e quase saída do Uruguai

Considerando os últimos meses, essa não foi a primeira vez que o Spotify entrou em conflito com medidas locais. Em novembro, a plataforma anunciou que deixaria de operar no Uruguai devido à aprovação de uma lei nacional de direitos autorais que exige “remuneração equitativa” para os artista

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

No entanto, menos de um mês depois, a empresa voltou atrás e declarou sua permanência no país. Segundo o streaming, autoridades uruguaias esclareceram que a reformulação da lei de direitos autorais não acarretará em aumentos de gastos para a empresa. O ônus dos pagamentos ficará com os detentores de direitos.

O comunicado diz:

“Temos o prazer de anunciar que o Spotify permanecerá disponível no Uruguai e continuará a dar aos artistas a oportunidade de viver da sua arte. Enquanto isso, milhões de fãs ainda terão a oportunidade de curtir e se inspirar em seus artistas favoritos.

O governo uruguaio demonstrou que reconhece o valor que o Spotify oferece aos artistas, compositores e fãs locais. O esclarecimento das recentes mudanças na lei de direitos autorais de música significa que os detentores dos direitos – a quem o Spotify já paga cerca de 70% de cada dólar que gera pela música – devem ser responsáveis por esses custos. Para nossos usuários e assinantes no Uruguai, isto é o que significa:

  • Para assinantes do Spotify Premium: certifique-se de que seus dados de pagamento estejam atualizados aqui para continuar obtendo a melhor experiência de áudio e ouvindo música sob demanda, sem interrupções e com audição offline.
  • Para usuários do Spotify Free: Nada mudará. Você poderá continuar transmitindo seus artistas, podcasts e playlists favoritos.
Leia também:  Mötley Crüe lança “Dogs of War”, primeira música inédita com John 5

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSpotify se retira de dois festivais na França devido a mudanças em...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades