O último show do Led Zeppelin aconteceu no dia 10 de dezembro de 2007. A apresentação em Londres gerou o álbum e vídeo “Celebration Day”, disponibilizado 5 anos mais tarde.
De fato, a banda nunca mais regressou em tempo integral após a morte do baterista John Bonham, ocorrida em 1980. Mesmo assim, propostas não faltaram — incluindo brasileiras.
Durante participação no podcast Corredor 5, Sérgio Affonso comentou uma investida feita tendo o Rock in Rio em vista. Ex-presidente da Warner no Brasil e atual dono do selo Alma Viva, o empresário não especificou o ano, mas deixou claro ter sido algo recente.
Ele enfatizou que a organização do evento não participou da tentativa. Conforme transcrição do Whiplash:
“Numa edição recente do Rock in Rio, propus para o Rappa de fazer um show de reunião, mas não tive êxito. Outra vez, propus algo para os organizadores e eles disseram tipo: ‘Vai na frente que quero ver o que vai acontecer’. Eu falei de botar o Led Zeppelin no palco! Falaram que eu não ia conseguir, mas eu insisti, mesmo que ninguém lá dentro tenha me dado bola.”
Affonso considerou até mesmo um modelo diferente para a data em que o Zeppelin tocaria.
“Minha ideia era que seria um dia do Rock in Rio em que só teria o Led Zeppelin, mais ninguém. O cachê seria tipo US$ 5 milhões.”
A resposta
O retorno à proposta foi o mais simples e direto possível. Sérgio Affonso contou:
“A resposta do empresário, que não lembro o nome dele, foi assim: ‘Não’. Nem um obrigado!”
Led Zeppelin e Rock in Rio
Curiosamente, à época da primeira edição do festival, no ano de 1985, o quarteto inglês foi muito pedido em pesquisas junto ao público-alvo. Não se sabe se, em um período de informações mais escassas, as pessoas simplesmente não faziam ideia que a banda tinha acabado 5 anos antes ou foi apenas um devaneio em forma de sonho/esperança.
Vale destacar ainda que Robert Plant chegou a ser confirmado na segunda edição do Rock in Rio, ocorrida em 1991. Porém, ele acabou desmarcando a participação em cima da hora. Já Jimmy Page até participou da coletiva de imprensa do Iron Maiden em 2001, criando expectativa entre os fãs. Mas não subiu ao palco, alegando não estar pronto após uma então recente cirurgia de coluna.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Como Robert Plant e Jimmy Page recusaram o jeito foi chamar Ivete Sangalo e ainda cogitar a JOELMA ex-Calipso!