O conglomerado midiático alemão Deutsche Welle (DW) disponibilizou online o documentário “How Women Are Conquering Metal”. Com 26 minutos de duração, o filme propõe uma retrospectiva sobre a atuação feminina dentro da cena heavy, além de apontar nomes atuais que ajudam a sustentar a participação na cena.
A obra conta com participação de Doro Pesch, cantora local de maior projeção internacional no estilo. Integrantes da banda brasileira Nervosa, além de Slave to Sirens e Burning Witches também aparecem.
Diz a sinopse divulgada:
“Quais foram as primeiras bandas femininas de metal? Que preconceitos as bandas enfrentam? O metal é realmente um espaço seguro? E como será o futuro do metal? Todas as perguntas encontrarão resposta neste documentário. Então recoste-se, afine suas cordas e prepare-se para descobrir como as mulheres estão conquistando o metal.”
O resultado pode ser conferido no player abaixo.
Slave to Sirens
A mencionada Slave to Sirens também havia sido tema de um documentário próprio, que estreou em 2022. “Sirens” conta a história do grupo de Beirute, Líbano, primeiro de metal do Oriente Médio formado só por mulheres.
O filme aborda temas de amizade, sexualidade e destruição, enquanto a banda deixa o Líbano para tocar no Reino Unido. Quando chega a hora de retornar, o país está em estado de colapso.
Enquanto isso, as guitarristas Lilas Mayassi e Shery Bechara enfrentam seu próprio relacionamento complicado dentro e fora da banda. “Sirens” foi dirigido pela cineasta Rita Baghdadi e produzido por Natasha Lyonne e Maya Rudolph.
Sua estreia mundial aconteceu no Festival de Cinema de Sundance, sendo exibido posteriormente em Nova York (Angelika Film Center) e Los Angeles (Laemmle Royal). Até o momento, não há previsão de chegada em plataformas de streaming ou distribuição em redes de cinema.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.