A banda de metal extremo que influenciou o Nirvana, segundo ex-baterista

Chad Channing afirma que EP de estreia do grupo em questão provavelmente impactou na criação do "Nevermind" (1991)

Muitas bandas inspiraram o Nirvana de alguma forma. Melvins, Beatles, Black Sabbath e Pixies, por exemplo, são algumas delas. Mas, curiosamente, um grupo de metal extremo também exerceu influência nos músicos, de acordo com o ex-baterista Chad Channing – que empunhou as baquetas no álbum de estreia “Bleach” (1989).

­

- Advertisement -

Conversando com o Songfacts, o músico mencionou o impacto do trabalho do Celtic Frost na discografia do trio grunge. A banda suíça agradava não só ele, como também o baixista Krist Novoselic e o vocalista e guitarrista Kurt Cobain. 

Primeiramente, Channing explicou:

“Eu ouvi o Celtic Frost pela primeira vez por causa do meu amigo Jason Everman [segundo guitarrista do ‘Bleach’], que pegou uma cópia do EP de estreia ‘Morbid Tales’ em 1984. Tínhamos a versão em LP dos Estados Unidos. O que achei? Incrível! Adorei o disco do início ao fim na primeira vez que o ouvi.”

Então, o artista detalhou a ligação entre o Celtic Frost e o Nirvana e o envolvimento da banda The Smithereens nesse quesito:

“Krist e Kurt me apresentaram o The Smithereens, então gravei o álbum ‘Especially For You’ lançado por eles em uma fita que tinha um lado B vazio, que por acaso acabou preenchida pelo Celtic Frost. Lembro que eles gostaram porque era muito pesado. Sendo honesto, muitos discos provavelmente influenciaram o ‘Nevermind’. Mas sim, ‘Morbid Tales’ certamente entra nessa lista.”

Influência do Celtic Frost

Anos atrás, em 2001, Krist Novoselic contou uma história semelhante. À Rolling Stone, o baixista disse: 

“Ouvíamos coisas como The Smithereens e Beatles. Tínhamos uma fita que ouvíamos na van, antes de gravarmos o ‘Bleach’. De um lado, tinha um álbum do The Smithereens. E do outro lado tinha um disco de uma banda de heavy metal chamada Celtic Frost. Sempre tocávamos aquela fita, sem parar. Quando lembro disso agora, penso: ‘talvez isso tenha sido uma influência’.”

Tom G. Warrior, conhecido por ter sido vocalista e guitarrista do Celtic Frost, fica lisonjeado pela menção. Também ao Songfacts, o artista descreveu o fato como “uma honra” e revelou ter percebido a sonoridade de seu próprio trabalho, sobretudo de sua banda anterior Hellhammer, no Nirvana:

“Não fico procurando influências da minha música em outras canções. Mas eu lembro, por exemplo, de quando ouvi ‘Heart Shaped Box’ pela primeira vez quando saiu e ter pensado: ‘uau, isso tem o espírito do Hellhammer’. Não como uma cópia ou qualquer coisa assim, mas eu senti o mesmo espírito nessa música e talvez haja essa conexão.”

Em 2004, Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana e frontman do Foo Fighters, reuniu um verdadeiro “dream team” do heavy metal no álbum homônimo do projeto Probot, que incluiu a participação de Warrior. Para a Visions, na época do lançamento, ele relembrou a importância do Celtic Frost para o trio grunge:

“Kurt e Krist me disseram uma vez que antes de eles gravarem ‘Bleach’, eles sempre ouviam uma fita cassete na van. De um lado havia The Smithereens, com Celtic Frost do outro lado. E se você ouvir ‘Bleach’ com atenção, você vai escutar essa influência. É uma mistura desses dois álbuns.”

Sobre o Nirvana

Em 1987, Kurt Cobain, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.

Leia também:  Ghost anuncia seu primeiro filme-concerto, “Rite Here Rite Now”

Anos mais tarde, em 1990, após a saída de Chad Channing, Dave Grohl foi apresentado ao Nirvana por Buzz Osborne (Melvins) e acabou entrando para a banda. A consagração mundial veio com o segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”. 

Em paralelo ao sucesso do Nirvana, Cobain enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, o vocalista e guitarrista cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.

Leia também:  Os guitarristas pouco lembrados que Jimmy Page cita como inspiração

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda de metal extremo que influenciou o Nirvana, segundo ex-baterista
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades