David Lee Roth fez Eddie Van Halen mentir ao público sobre seu som de guitarra

Apesar das brigas quase eternas, parceria proporcionou uma das maiores conexões entre um rockstar e um músico lendário

Não é segredo para ninguém que David Lee Roth e Eddie Van Halen nunca foram melhores amigos. Ao mesmo tempo, a união de dois antagonistas proporcionou uma colaboração que levou o vocalista ao patamar de um dos maiores frontmen da história do rock.

Da mesma forma, tendo um garoto-propaganda dedicado, o mito sobre o guitarrista ganhou força inegável. Duvida? Pois o próprio Eddie confirmou.

- Advertisement -

Em entrevista resgatada pelo Far Out Magazine, o saudoso instrumentista revelou ter pensado em entregar os segredos de sua técnica. Mas foi impedido pelo colega e desafeto.

“Na primeira entrevista que dei, tentei explicar como tirei o som do meu Marshall com o Variac [um transformador de tensão variável]. Dave disse: ‘Não conte a verdade a eles, minta!’ Então eu falei que aumentei a tensão para 140 volts em vez de reduzi-la. A nota do editor na revista seguinte foi: ‘Não faça o que Eddie disse!’ – porque todo mundo acabaria fritando seus amplificadores!”

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

Sendo assim, vamos à realidade dos fatos.

“A verdadeira razão pela qual fiz isso foi que eu tinha meu bebê principal, um Marshall. Só que ele era muito barulhento e explodia na voltagem máxima. Portanto, a redução da tensão não apenas evitava que o amplificador explodisse, mas também me permitia contê-lo e tocar em qualquer lugar entre 60 e 90 volts, dependendo do tamanho da sala. Tudo estava no máximo no amplificador e o Variac era meu verdadeiro botão de volume.”

O Variac também ajudou Van Halen a minimizar o número de pedais e equipamentos que tinha para operar enquanto estava no palco. Diminuir a voltagem era uma espécie de segredo comercial durante os primeiros anos da banda. Mas à medida que a popularidade crescia, não havia problema em divulgar a informação para que os músicos não fossem enganados como originalmente.

“O que me fez pensar em diminuir a voltagem foi que comprei outro cabeçote Marshall sem perceber que era um modelo europeu. Quando o conectei havia uma luz piloto muito fraca. Esperei e esperei, não saiu nenhum som! ‘Droga, fui enganado!’”

Leia também:  David Gilmour anuncia “Luck and Strange”, 1º álbum solo em 9 anos

A entrevista mentirosa de Eddie Van Halen

A entrevista com a mentira de Eddie foi concedida à revista Guitar Player em 1978, após o lançamento do primeiro álbum do Van Halen. Com isso, podemos colocar o impagável e espirituoso David Lee Roth como um dos mestres originais da trollagem no período pré-internet.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDavid Lee Roth fez Eddie Van Halen mentir ao público sobre seu...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades