Biff Byford: “Saxon é tão conhecido quanto Iron Maiden, só não faz o mesmo sucesso”

Vocalista destacou a popularidade dos colegas de NWOBHM na América do Sul, os comparando a Ed Sheeran e Taylor Swift

Atualmente em turnê pela América Latina – com direito a 4 shows no Brasil, em Curitiba (14/11), São Paulo (15/11), Belo Horizonte (17/11) e Brasília (18/11) –, o Saxon é um dos maiores nomes do movimento conhecido como New Wave of British Heavy Metal, que deu nova vida ao som pesado entre o final dos anos 1970 e início da década seguinte.

Podemos até dizer que, com exceção das duas bandas que alcançaram o megaestrelato (leia-se Iron Maiden e Def Leppard), o quinteto britânico é o maior nome daquele período. E é justamente na comparação com a primeira citada que o site mexicano El Cuartel del Metal abordou o vocalista Biff Byford. Conforme transcrição do Blabbermouth, o cantor estabeleceu o seguinte parâmetro:

“Ninguém pode ser maior que o Iron Maiden na cena metal, especialmente na América do Sul. Eles tocam em estádios de futebol lá, como Ed Sheeran ou Taylor Swift. Mas só porque eles são tão grandes não quer dizer que o Saxon seja subestimado. Significa apenas que não somos tão grandes. É simples assim.”

- Advertisement -

Ao analisar a situação, o frontman se mostra bastante realista e até mesmo conformado, sem ter do que se queixar.

“Alguém sempre tem que ser o mais bem sucedido. E o Iron Maiden é isso. Assim é a vida. E nós amamos o Iron Maiden. Conhecemos os caras muito bem. Fizeram um trabalho fantástico mantendo sua carreira lá em cima. Somos tão conhecidos quanto eles. Só não temos o mesmo sucesso. Essa é uma verdade simples.”

Sendo assim, não tente dizer que o Saxon merecia mais como se fosse uma maneira de elogiá-los.

“Não faz nenhuma diferença. Não é grande coisa. Se vamos à Argentina e tocamos para 3.000, 4.000 pessoas, não pensamos: ‘Ah, deveríamos tocar para 50.000 pessoas’. Não temos essa mentalidade. Apenas vamos lá e nos apresentamos para os fãs que gostam da nossa música, que seguem nossa carreira, compram nossos álbuns e assistem nossos vídeos. E é disso que gostamos, de verdade.”

Sobre o Saxon

Fundado em 1975 na cidade inglesa de Barnsley, o Saxon vendeu mais de 15 milhões de cópias dos seus 23 álbuns de estúdio até o momento. O mais recente, “Carpe Diem”, saiu em 2022. O próximo já está sendo preparado e deve sair ano que vem.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Além de Biff Byford, a formação atual conta com os guitarristas Doug Scarratt, Paul Quinn (apenas em estúdio) e Brian Tatler (ao vivo, também integrante do Diamond Head), o baixista Nibbs Carter e o baterista Nigel Glockler.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBiff Byford: “Saxon é tão conhecido quanto Iron Maiden, só não faz...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades