A diferença entre os shows dos Beatles e Led Zeppelin, segundo John Bonham

Apesar do curto espaço de tempo, as bandas claramente pertenciam a diferentes gerações, com expectativas distintas dos fãs

A distância temporal entre os Beatles e o Led Zeppelin não é tão grande. Porém, para o efervescente mundo do rock dos anos 1960, as bandas pertencem a gerações bastante distintas. Uma semelhança, no entanto, é que elas sempre buscaram evoluir musicalmente.

Em um depoimento da virada da década seguinte, resgatado pelo canal do YouTube Deadikace e transcrito pelo Far Out Magazine, o baterista John Bonham estabeleceu uma diferença cultural nesse intervalo de tempo.

- Advertisement -

Tudo começou quando ele foi questionado sobre a diferente atitude do público e se os fãs iam aos shows do seu grupo para observá-los ao invés de participar.

“Bem, não, não nesse sentido. Acho que hoje em dia, digamos o público, não vamos dizer apenas os jovens, porque já tivemos todo tipo de gente nos shows, acho que eles vêm para ouvir o que você está tocando e não apenas para ver como você é. Quer dizer, eu me lembro, isso aconteceu há alguns anos, quando fui ver os Beatles pela primeira vez. Eu queria olhar para eles. Ninguém realmente se importava com o que estava ouvindo. Hoje não é mais assim. As pessoas querem ver você tocando.”

Beatles e Led Zeppelin

De qualquer modo, o saudoso espancador de peles e pratos concordou que uma mudança de parâmetros estava acontecendo. E se valeu de um exemplo próprio para explicar.

“Os fãs estão mudando e a música também. Há uma regravação recente de ‘Whole Lotta Love’ com uma orquestra tocando, o que é bastante interessante, na verdade. A flauta interpreta o que o vocal principal faria.”

John Bonham e Wings

Vale lembrar que John Bonham gravou com o Wings, banda de Paul McCartney pós-Beatles. O músico apareceu em “Beware My Love”, registrada durante as sessões do álbum “Wings at the Speed of Sound” (1975). Ela só foi disponibilizada em uma reedição de 2014.

Leia também:  Quando “Roots”, do Sepultura, fez Dave Grohl perder US$ 50 mil

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA diferença entre os shows dos Beatles e Led Zeppelin, segundo John...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades