Van Halen fez Joe Perry ver que Aerosmith não estava pronto para os anos 80

À época da estreia de Eddie e companhia, banda vivia sua maior crise, que ocasionaria um rompimento temporário

O álbum de estreia do Van Halen saiu em 1978. O disco revolucionou o hard rock, inaugurando uma nova era e transformando outras bandas em veículos musicais obsoletos. À época, o Aerosmith já lidava com sérias crises internas. No ano seguinte, o quinteto lançaria “Night in the Ruts”. Durante a turnê, ocorreria um rompimento que se arrastaria até a metade da década seguinte.

O primeiro a sair foi o guitarrista Joe Perry – seu colega de instrumento, Brad Whitford, aguentaria mais um tempo e também pediria o boné. Em entrevista à nova edição da revista Guitar World, o parceiro de Steven Tyler recordou o impacto de Eddie e seus comparsas no então combalido grupo.

“Lembro de ouvir o primeiro disco do Van Halen e achar incrível. A guitarra de Eddie era simplesmente incrível, ele virou instrumento do avesso, fazia coisas que eu nunca tinha ouvido antes. Ficou claro que era hora de fazer uma pausa porque eram necessárias novas ideias. Precisávamos reajustar a nossa visão e aprender a conviver novamente. Lembro que pensei: ‘Não estamos prontos para os anos 80’. Não sei por que disse isso, foi apenas uma vibração ou um sentimento que tive.”

- Advertisement -

A saída foi… a saída, com o perdão da redundância. Até porque o convívio estava insuportável, com direito a altercações físicas e arremessos de copos, em brigas que envolviam até mesmo as esposas dos envolvidos.

“Eu só precisava cuidar de mim mesmo. Minha vida pessoal não estava tão boa e tinha que lidar com isso. Tinha aceitado isso e sabia que era hora de partir. Mas também senti que precisávamos estar mais abertos a novas ideias. As gravações de ‘Night in the Ruts’ tinham sido um pesadelo, mesmo eu achando que ele tinha algumas de nossas melhores músicas.”

Joe Perry e Aerosmith nos anos 1980

Joe Perry fundaria o The Joe Perry Project, que não faria muito sucesso, embora o próprio considere muito importante para recuperar seu amor pela música. O Aerosmith o substituiria com Jimmy Crespo. Rick Dufay entraria no lugar de Brad Whitford e a banda se arrastaria pelos anos seguintes. A reunião os reconduziu ao topo, com uma sequência de álbuns de sucesso a partir de “Permanent Vacation”, lançado em 1987.

Leia também:  O único momento de prazer dos Beatles na era “Let It Be”, segundo Ringo Starr

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesVan Halen fez Joe Perry ver que Aerosmith não estava pronto para...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades