A curiosamente óbvia origem do nome Rainbow, segundo Ritchie Blackmore

Guitarrista escolheu o nome inspirado em um dos locais mais importantes da cena hard rock/heavy metal dos anos 70 e 80

Formado em 1975, o Rainbow se estabeleceu como uma das grandes bandas de rock no período. Sua primeira fase, com Ronnie James Dio nos vocais, é citada como influência por muitas das bandas que ajudaram a formatar o heavy metal como o conhecemos. Já o período seguinte, com outros cantores, obteve grande sucesso comercial especialmente na terra natal do grupo, o Reino Unido.

Ao criar a banda após sua saída do Deep Purple, Ritchie Blackmore apostou em um nome bem simples que, em inglês, significa “arco-íris”. Em entrevista de 1995 à Classic Rock Magazine (via Rock and Roll Garage), ele foi convidado a explicar o que o levou a adotar tal alcunha.

- Advertisement -

E, sim, a inspiração veio direto da Sunset Strip, em Hollywood. Ele conta:

“Veio do Rainbow Bar And Grill. Um dia, Ronnie James Dio e eu estávamos lá bebendo, como de costume. Então eu disse: ‘Sabe qual deveria ser o nome da banda?’. Então apontei para a placa na entrada.”

Sobre o bar Rainbow

Criado em 1972, o The Rainbow se tornou uma espécie de templo sagrado para fãs e músicos de rock. Seu habitante mais regular por anos foi Lemmy Kilmister, que escolheu Los Angeles para morar nas duas últimas décadas de vida justamente para passar o maior tempo possível no bar.

Leia também:  Exodus dá aula de violência sonora no Summer Breeze Brasil

O local é citado em letras de músicas, além de ter aparecido em três videoclipes do Guns N’ Roses (“November Rain”, “Estranged” e “Don’t Cry”). Em 2020, David Lee Roth lançou o single solo “Somewhere Over The Rainbow Bar And Grill”.

Curiosamente, apenas em 2016 o Rainbow passou a ter música ao vivo. Toda quarta-feira, a partir de 10 da noite, o estabelecimento abre espaço para jams que incluem músicos famosos e anônimos até a hora de fechar.

A banda Rainbow nos últimos tempos

Quanto à banda, Ritchie Blackmore a reativou em 2015 com uma formação totalmente diferente em relação ao passado. Por hora, apenas uma música inédita foi lançada: “Waiting for a Sign”, de 2018.

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Quer receber novidades sobre música e cinema direto em seu WhatsApp? Clique aqui!

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA curiosamente óbvia origem do nome Rainbow, segundo Ritchie Blackmore
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades