Quem nunca ficou arrepiado ao ouvir alguma música, que atire a primeira pedra. E a partir de agora, você ganhou mais um motivo para sempre escutá-la: segundo a ciência, essas canções são capazes de reduzir a dor.
O estudo foi divulgado pelo periódico “Frontiers in Pain Research” e conduzido por cientistas da Universidade McGill, no Canadá (via The Guardian). Nele, os 63 participantes, que eram pessoas saudáveis, receberam calor semelhante ao de uma xícara quente de café no braço esquerdo.
Em seguida, foram divididos em quatro grupos:
- os que poderiam escutar duas de suas músicas favoritas;
- os que deveriam ouvir uma música relaxante escolhida pelos pesquisadores;
- os que foram obrigados a ouvir canções aleatórias;
- e, por fim, aqueles que não poderiam escutar nada.
Depois, cada pessoa foi questionada sobre a intensidade e o mal-estar causado pela dor após sete minutos, além dos arrepios que aqueles que puderam escutar música sentiram durante o processo.
Em uma escala de 100 pontos, aqueles que puderam escutar suas músicas favoritas fizeram quatro a menos na escala de dor e nove na escala de mal-estar em comparação com os demais grupos.
Uma descoberta curiosa feita pelo estudo é que as pessoas que tiveram de escutar canções relaxantes relataram ter sentido ainda mais dor que o normal.
Para Darius Valevicius, um dos coautores desta estudo, as músicas que causam arrepios podem ser tão eficientes quanto um remédio, por exemplo.
“Nós notamos que uma música favorita pode reduzir a dor em um ponto em uma escala de 10 pontos, o que a faz ser tão forte quanto um analgésico como o Advil (composto por Ibuprofeno) nas mesmas condições. Músicas que te fazem movimentar podem ter um efeito ainda mais forte”
Com esta revelação, o famoso ditado “quem canta os males espanta” nunca fez tanto sentido, não é mesmo?
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.